UTI de unidade de saúde administrada pelo IPCEP investe em humanização

A humanização nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) é uma estratégia que auxilia no tratamento do paciente interno como também do profissional de saúde que nela trabalha. Seguindo essa diretriz, o Hospital Geral de Mamanguape, instituição de saúde gerenciada pelo Instituto de Psicologia Educacional e Profissional (IPCEP), no Estado da Paraíba, vem investindo em diversos trabalhos dentro da UTI. As ações fazem parte da política humanização desenvolvida pelo Instituto.

Entre as ações realizadas, destacam-se a estrutura adaptada para propiciar ao paciente e aos seus acompanhantes um ambiente aconchegante e harmonioso, com fotos de pontos turísticos do estado, estrategicamente colocadas no teto de cada leito, permitindo ao assistido experimentar a sensação de interação com as paisagens. Outras ações realizadas são a musicoterapia e o acompanhamento prestado pela equipe multiprofissional.

De acordo com o diretor geral do hospital, Reginaldo Lota, a humanização é uma preocupação intrínseca ao serviço da unidade de saúde. “Essa rotina faz parte da política de humanização praticada por nossa equipe assistencial, promovendo interação e bem-estar a quem, devido sua condição de interno, fica privado dessa dinâmica social. Como nossa missão é cuidar, assumimos esse compromisso inerente a todo nosso trabalho”, explicou.

Os beneficiados por esses serviços, não são apenas os pacientes, mas também, seus acompanhantes, a exemplo da dona Mariana Pedro da Silva, moradora do Sítio Bonita, zona rural de Cuité de Mamanguape, que ressaltou o serviço diferenciado prestado pelo Hospital Geral de Mamanguape.

“Meu irmão ficou 21 dias na UTI. Quando eu ia para as visitas, tinha gente cantando. Era uma energia muito boa, principalmente para aquele momento de aflição. Às vezes, me pegava parada olhando para as imagens no teto. Era uma boa distração para aquela situação. Acredito que tudo isso ajudou na melhora do meu irmão e também para nós que íamos para as visitas”, relatou.

A UTI Adulto do Hospital Geral de Mamanguape é um setor que tem por característica tratar de pacientes graves e gravíssimos recuperáveis. Equipada com 10 leitos, admitiu, em 2018, mais de 180 pacientes. Uma média de 15 internações mensais, em uma faixa etária predominantemente de idosos, o que representa mais de 70% da demanda do setor. “Na UTI do HGM, toda estrutura física, tecnológica, humana e administrativa é voltada para valorização e respeito a pessoa, colocando-se a serviço da mesma, garantindo-lhe um atendimento de alta qualidade”, destacou Rayama Lygia, supervisora assistencial do setor.

IPCEP – Associação civil filantrópica, atua na Gestão e Consultoria em Saúde, desde atenção básica até unidades de alta complexidade, oferecendo a aplicação de metodologias vencedoras executadas por profissionais com renomada experiência. Dentre suas missões destaca-se em promover ações e serviços para a atenção integral da população (assistência social, educação e saúde), com qualidade e celeridade, por meio de redes de atenção e cuidado resolutivas, além de ser reconhecida pela gestão eficiente dos recursos e excelência no atendimento e pesquisa em saúde.