Ministério da Saúde habilita UTIs de unidades de saúde administradas pelo IPCEP

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, localizado no município de Santa Rira, sediou, na manhã desta segunda-feira (25), a solenidade de assinatura de uma portaria com investimentos de mais de R$ 6 milhões para habilitação dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da própria unidade hospitalar e do Hospital Geral de Mamanguape, no Estado da Paraíba. Os dois complexos hospitalares tem a gestão pactuada com o Instituto de Psicologia Educacional e Profissional (IPCEP). Na ocasião, estava presente a  Vice- Governadora  do Estado da Paraíba,  Secretaria de Saúde do Estado, Deputados Federais e Estaduais, entre outras solenidades.

No Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, que é o maior do Nordeste e o único de referência em atendimentos de alta complexidade em Cardiologia e Neurologia da Paraíba, foram habilitados 20 leitos de UTI adulto e 10 leitos de UTI pediátrica, no total de 30 leitos, que já estavam em funcionamento e passarão a receber recursos do Ministério da Saúde. Já no Hospital Geral de Mamanguape, a primeira unidade de saúde do Vale do Mamanguape, foram habilitados 10 leitos. Somando um investimento nas duas unidades, de um total que supera R$ 6 milhões.

Na oportunidade, o ministro da saúde fez elogios ao corpo técnico do Hospital Metropolitano, destacando a qualidade da assistência prestada como fator primordial. “Fiquei feliz ao encontrar aqui no hospital uma equipe composta por jovens médicos, assim também, como aqueles mais experientes que tem um brilho no olhar, o que não vemos em muitos lugares. O Ministério da Saúde está aqui para dizer que estamos juntos para ver esse hospital funcionando em sua plenitude e servindo ao povo da Paraíba, cumprindo a missão para a qual ele foi feito” afirmou Mandetta.

A vice-governadora do Estado da Paraíba, Lígia Feliciano destacou a importância dos investimentos para ampliação dos atendimentos nos hospitais. “Este investimento anunciado pelo Ministro da Saúde nos faz prestar um serviço ainda melhor à população. Agradeço, também, a toda bancada paraibana que tem lutado para que o nosso estado não seja esquecido pelo Governo Federal. A saúde pública é prioridade neste governo”, ressaltou.

Já o diretor técnico do Hospital Metropolitano, Jupiracy Gomes, enfatizou que a relevância da assinatura da portaria resultará na melhor prestação dos serviços. “Essa assinatura é um marco muito importante para as atividades desenvolvidas pelas UTI, pediátrica, coronariana e neurológica. Quando as UTIs são habilitadas, os valores atribuídos a elas, correspondem efetivamente para a manutenção de um grupo de leitos dessa ordem. E assim, podemos ter uma produção de serviço mais efetiva destinada aos nossos usuários”, explicou.