Unidades de saúde administrada pelo IPCEP na Paraíba, realizam atividades alusivas a Semana da Enfermagem

 

Considerando a importância do papel da equipe de enfermagem, para o funcionamento de uma unidade de saúde, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires e o Hospital Geral de Mamanguape, ambos administrados pelo Instituto de Psicologia Educacional e Profissional (IPCEP) na Paraíba, desenvolveram atividades voltadas para os funcionários da área.
A programação no Hospital Metropolitano iniciou na segunda-feira (13) e foi até a quinta-feira (16), contando com palestras, sobre os cuidados no processo de enfermagem e motivação profissional, além do I Simpósio de Iniciação Científica, com apresentação de trabalhos acadêmicos desenvolvidos pelos colaboradores da instituição. Além disso, os profissionais foram contemplados com os serviços de Limpeza Facial, Auriculoterapia, Terapia Floral, Ventosaterapia, Acupuntura e Reike.
Já no HGM as atividades que também iniciaram na segunda-feira se estendeu até a sexta-feira (17.) Na ocasião, os colaboradores participaram de momentos de qualificação e aprimoramento dos conhecimentos, além terem os trabalhos reconhecidos por meio de premiações e brindes.

Retribuir o cuidado foi um dos objetivos da Semana, conforme destacou o gerente assistencial do HGM, Fábio Martins, enquanto explicava a importância da atuação desses colaboradores. “Hoje, é impossível imaginar um serviço de saúde sem a participação da enfermagem, sem o cuidado e a assistência por ela oferecidos. A nossa programação deste ano que, além de qualificar, também presta homenagens a esses profissionais, é uma forma de agradecer por todo trabalho que vem sendo feito”, afirmou.

Para Lúcia Di Lorenzo, enfermeira e coordenadora do Centro Cirúrgico do Hospital Metropolitano momentos assim ajudam a refletir sobre o exercício da função.“É uma honra participar de ocasiões como essas que trazem ao debate questões que vivenciamos no dia a dia. A nossa visão é sempre voltada ao bem do outro, buscamos diariamente no exercício profissional, trazer de maneira prioritária a valorização da vida. Cuidando de cada paciente de forma única”, declarou.