Hospital gerenciado pelo IPCEP na Paraíba celebra período junino com pacientes da internação

O Hospital Geral de Mamanguape, unidade de saúde gerida pelo Instituto de Psicologia Clínica Educacional e Profissional (IPCEP) na Paraíba, desenvolveu na última semana, uma série de atividades temáticas, intitulada por ‘Momento Junino’. Os pacientes, acompanhantes e colaboradores puderam desfrutar do forró pé-de-serra, acompanhado de bolo de milho e outras comidas típicas desse período.. As atividades integram um conjunto de ações desenvolvidos para humanização no ambiente hospitalar.

Cícero Felipe é morador de Cuité de Mamanguape, município da Paraíba, e está no complexo hospitalar acompanhando o cunhado. Assim que ouviu o som do forró invadindo os corredores, os olhos se encheram de lágrimas e, emocionado, ele e outros assistidos, cantaram e dançaram junto aos voluntários que entoavam canções juninas. “Muito bonito isso que vocês estão fazendo, mudou completamente nossa tarde, nos encheu de alegria e esperança. Vou lembrar deste momento para sempre”, declarou Cícero.

Um dos músicos que animou a programação junina,  que é também funcionário do HGM, João Hércules, descreveu a emoção de participar de mais uma ação de humanização por meio da música. “Poder contribuir com a musicoterapia que acontece no HGM é extremamente gratificante! É incrível olhar para cada assistido e colaborador e perceber que a nossa energia é sentida por eles, e que esse amor que nós levamos através da música faz toda diferença”, disse.

Reginaldo Lota, diretor-geral do complexo hospitalar, destacou a importância dessas atividades na unidade de saúde. “O Momento Junino é uma forma que encontramos de preservar a cultura da nossa região, e tornar o ambiente mais agradável para os nossos assistidos e também para os colaboradores, pois acreditamos que estes momentos de descontração fazem toda a diferença na recuperação dos pacientes e na rotina de trabalho da equipe”, afirmou o diretor.

Contemplando a programação, o complexo hospitalar fará dinâmicas com bebês e crianças assistidas pela unidade. Por meio delas, os participantes se fantasiarão com roupas tradicionais deste período junino e, em seguida, participarão de uma sessão de fotos profissional. Esta atividade é uma extensão do projeto Baby Spa, projeto desenvolvido pela equipe de Humanização da unidade de saúde, iniciado em abril deste ano na maternidade do HGM.