Complexo Hospitalar administrado pelo IPCEP celebra Dia do Psicólogo com trabalho de Musicoterapia para os pacientes

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, instituição de saúde administrada pelo Instituto de Psicologia Clínica, Educacional e Profissional – IPCEP, no Estado da Paraíba, promoveu uma série de atividades, em alusão ao dia do Psicólogo. Dentre as ações realizadas destaca-se os trabalhos de musicoterapia com os pacientes internos na unidade de saúde. Nas enfermarias psicólogos e violinistas realizaram ações de conscientização sobre os cuidados da saúde mental por meio da música e gestos de carinho, cuidado e atenção.


Para Patrícia Aquino, paciente interna pela cardiologia, a apresentação mudou o seu estado emocional e psíquico. “Uma ação tão bela como essa, nos traz vigor, nos faz respirar um novo ar. Cada nota emitida no violino, tocava em nós a canção da esperança, do desejo de sair e viver o que de melhor nos espera lá fora. Estou demasiadamente emocionada e quero parabenizar a direção do Hospital pela iniciativa” narrou.


Conforme Valéria Delmiro, neuropsicóloga da unidade de saúde, viabilizar atividades como essas, proporcionam aos pacientes e acompanhantes um ambiente hospitalar mais propício a boa recuperação. “Colocamos o bem-estar do paciente em primeiro lugar. Acreditamos que proporcionar a eles cuidados não só físico, mas também emocional, é fundamental boa recuperação e adesão ao tratamento. Realizamos ações terapêuticas junto a equipe multidisciplinar, amparando além dos pacientes, os acompanhantes e seus familiares, que enfrentam juntos o período de internação” destacou.