Exposição fotográfica de maternidade administrada pelo IPCEP é exposta no CRM-PB

Na noite da última quinta-feira (30), foi aberta na sede do Conselho Regional de Medicina da Paraíba a exposição fotográfica ‘A luz do nascer’. A mostra traz as imagens dos projetos de humanização no parto, desenvolvidos na maternidade do Hospital Geral de Mamanguape (HGM) administrada pelo Instituto de Psicologia Educacional e Profissional (IPCEP), no Estado da Paraíba. A exposição é da fotógrafa Camila Pessoa e reuni quarenta e sete registros. A mostra é aberta ao público e segue em cartaz até o dia 9 de junho, no Espaço Arte Hipócrates, localizado na sede do CRM-PB, Av. Dom Pedro II, em João Pessoa.

Durante a cerimônia de abertura o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais destacou que projetos como este devem servir de exemplo e não podem passar despercebidos. “Precisamos abrir nossos olhos, nossos ouvidos e nosso coração para apreciar belos momentos como este que a ‘A luz do nascer’ nos proporciona. E assim, como tudo o que é bom, essa iniciativa deve se repetir e ser levada adiante, contribuindo para a construção de um mundo melhor”, afirmou.

Reginaldo Lota, diretor-geral do HGM, reforçou a importância desses registros tanto para os assistidos quanto para os colaboradores do complexo hospitalar. “Cada fotografia tem por trás grandes histórias e um mix de sentimentos que estavam sendo vivenciados naquele momento tanto pela família que celebrava a chegada de um novo ser como também em nossa equipe. Os registros nos lembram da nossa missão de levar amor através do zelo e da atenção que envolve cada atendimento”, disse.

Já Camila Pessoa, responsável pelas obras, expressou gratidão enquanto ressaltava o propósito de cada registro fotográfico. “Agradeço a cada mulher que compartilhou conosco momentos tão especiais, e permitiu que os registrássemos a partir de um olhar diferenciado, mostrando que um momento que muitas vezes é lembrado pela dor, é carregado de sorrisos e lágrimas de alegria, cenas que fazem parte do cotidiano da nossa maternidade”, finalizou emocionada.

A maternidade do Hospital Geral de Mamanguape é referência em partos de baixo risco, e atende aos onze municípios da região do Vale do Mamanguape. Sua estrutura faz parte do complexo hospitalar, inaugurado pelo Governo do Estado da Paraíba no ano de 2014. Dentre os serviços oferecidos às mamães destacam-se os projetos de humanização, que dispõem de Curso para Gestantes, Mamãe Beleza, Primeiro Click e Musicoterapia, visando tornar a experiência da maternidade um momento especial.