IPCEP investe em projeto multidisciplinar em unidades de saúde geridas na Paraíba

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade de saúde gerenciada pelo Instituto de Psicologia Clínica, Educacional e Profissional (IPCEP) na Paraíba, vem desenvolvendo por meio de sua Equipe Multidisciplinar/Serviço de Fisioterapia, atividades de cinesioterapia com os pacientes de internações cardíacas e neurológicas, como também seus acompanhantes. O Projeto Fisioterapia em Movimento consiste em um conjunto de técnicas aliadas a exercícios com movimentos cotidianos relacionados à reabilitação e à recuperação funcional dos assistidos.


De acordo com o coordenador da Fisioterapia do Hospital Metropolitano, Bruno Brito, as atividades realizadas auxiliam na melhora da qualidade de vida dos participantes. “Pelo fato do paciente ficar muito tempo em repouso, ele pode ter a redução de função, e os exercícios proporcionam uma melhora mais rápida, minimizando os efeitos da perda de força musculares e das funções cognitivas, acelerando a sua reabilitação e possibilitando a este uma alta mais rápida e segura. Atrelado a isto, o fato do acompanhante participar ajuda nesse processo de reabilitação faz com que os pacientes se sintam mais seguros e motivados, trazendo uma aceitação maior ao tratamento e com isso resultados melhores”, afirmou.

Para Maria Ivonete Maia, que é esposa e acompanhante de José Maia, 67, internado pela Cardiologia da unidade de saúde, os exercícios podem ser definidos como evolução e renovação. “É o segundo dia que nós participamos, e eu já posso ver uma melhora nele. Na primeira vez, ele não conseguiu fazer muitos movimentos, mas hoje ele já está fazendo, até os pés desincharam mais. O Hospital está de parabéns, porque esse tempo que passamos aqui na atividade é renovador para todos nós”, relatou.

O projeto Fisioterapia em Movimento visa não só o bem-estar físico, mas emocional dos participantes, segundo a gerente multidisciplinar da instituição, Edilícia Carneiro. “Acreditamos que tirar o paciente do leito e levá-lo para realizar uma atividade externa, permitindo o contato com outras pessoas, outros familiares, que já passaram por situações semelhantes, o motiva mais. Os cuidados perpassam a condição física e conseguimos contribuir positivamente para o bem-estar emocional de todos”, concluiu.