IPCEP é responsável mais de 60 unidades da Estratégia Saúde da Família da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro


Desde seis de julho de 2019, o Instituto de Psicologia Clínica, Educacional e Profissional (IPCEP) é responsável pela gestão de mais de 60 unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, nas regiões de Realengo/Bangu (Área Programática 5.1) e Campo Grande (Área Programática 5.2). O IPCEP foi o vencedor de dois processos, junto à Prefeitura do Rio de Janeiro, após cumprir as exigências legais dos critérios constantes dos editais para a contratação.

A cidade do Rio de Janeiro é dividida por 10 Áreas Programáticas (APs). As áreas administradas pelo Instituto é composta por cerca de dois milhões de habitantes e compõem os bairros de Deodoro, Vila Militar, Campo dos Afonsos, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Realengo, Padre Miguel, Bangu, Gericinó e Senador Camará, na AP 5.1. Já AP 5.2 integram os bairros de Santíssimo, Campo Grande, Senador Vasconcelos, Inhoaíba, Cosmos, Guaratiba, Barra de Guaratiba e Pedra de Guaratiba. Para atender essa população, atualmente, o IPCEP conta com os serviços de 2.200 profissionais de saúde atuando nas duas áreas, oferecendo assistência à saúde nas clínicas da família, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Os moradores são cadastrados nas clínicas da família e passam a receber os cuidados na unidade, bem como em suas casas, com visitas dos profissionais. Dentre os serviços oferecidos destacam-se os tratamentos de prevenção por meio de acompanhamento pré-natal em gestantes até o nascimento do bebê, quando passam a receber atenção, que se estende por toda a vida, nas áreas médicas, odontológicas e vacinação infantil.

A Estratégia Saúde da Família (ESF)– busca promover a qualidade de vida da população brasileira e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação, uso de tabaco, dentre outros. Com atenção integral contínua, a ESF se fortalece como a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
A proximidade da equipe de saúde com o usuário permite que se conheça a pessoa, a família e a vizinhança. Isso garante uma maior adesão do usuário aos tratamentos e às intervenções propostas pela equipe de saúde. Como resultado temos mais problemas de saúde sendo resolvidos na Atenção Básica, sem a necessidade de intervenção de média e alta complexidade em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) ou hospital.
 
A Equipe de Saúde da Família está ligada à Unidade Básica de Saúde (UBS) local. Esse nível de atenção resolve 80% dos problemas de saúde da população. Entretanto, se a pessoa precisar de um cuidado mais avançado, a ESF faz este encaminhamento.
 
O IPCEP é uma Organização Social com a missão de prover ações e serviços para a atenção integral da população (assistência social, educação e saúde), com qualidade e celeridade, por meio de redes de atenção e cuidado resolutivas, além de ser reconhecida pela gestão eficiente dos recursos e excelência no atendimento e pesquisa em saúde.