Unidade de saúde gerenciada pelo IPCEP destaca a importância das indígenas na doação do leite materno

Fotos: Camila Pessoa

Localizado no Litoral Norte da Paraíba, região que possui mais de 30 aldeias indígenas, o Hospital Geral de Mamanguape, por meio do Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH), desenvolve ações de saúde com foco no aleitamento materno, integrando as comunidades indígenas do Vale do Mamanguape. Desde a inauguração do PCLH, em 2015, cerca de 74 litros de leite foram doados pelas indígenas residentes nos municípios da Baía da Traição, Marcação e Rio Tinto.


O diretor geral da unidade de saúde, Reginaldo Lota, destacou a relação da instituição com os indígenas do Vale do Mamanguape. “Estamos inseridos em uma região com um vasto número de aldeias, o que faz com que os povos indígenas representem grande parte dos nossos assistidos. Através dos nossos projetos de humanização, das atividades desenvolvidas pelo Posto de Coleta de Leite Humano e de uma boa comunicação com os caciques da região, tentamos sempre melhorar a assistência oferecida, respeitando as diferentes culturas, levando informação e trocando experiências”, destacou.


O Hospital Geral de Mamanguape, dispõe atualmente de 70 leitos, sendo 10 deles de UTI, três salas de cirurgia, três salas de parto, e oferece aos pacientes exames laboratoriais, eletrocardiograma e raio-x, além de uma maternidade. A unidade de saúde presta atendimentos aos moradores dos municípios que compõem a região do Vale do Mamanguape: Rio Tinto, Pedro Régis, Mamanguape, Baía da Traição, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Marcação e Mataraca.

Projeto Saúde IPCEP- Atualmente na área da gestão em saúde, o Instituto de Psicologia Clínica, Educacional e Profissional (IPCEP) vem administrando dezenas de Clínicas da Família, e Centros Municipais de Saúde, localizados na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, além de dois Hospitais, um de alta complexidade Cardíaca e Neurológica e outro de atendimento Geral de baixa complexidade com Maternidade, ambos no Estado da Paraíba.
O Instituto, tem mais de 60 anos de história e uma larga experiência na gestão e consultoria em saúde. Os trabalhos vão desde atenção básica até unidades de alta complexidade, a fim de promover ações e serviços que visam a qualidade e celeridade, por meio de uma gestão eficiente de recursos e excelência no atendimento em saúde e trabalhos de humanização.

Foto: Camila Pessoa.