IPCEP apoia grupo que estimula protagonismo de adolescentes em Clínica da Família na Zona Oeste

Pelo menos sete adolescentes participam do grupo de apoio denominado “Grupo Teen”, na Clínica da Família Maria José de Sousa Barbosa, em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Os encontros ocorrem sob supervisão de uma equipe multidisciplinar da CF formada por uma agente comunitária, assistente social, educadora física e psicóloga e tem como proposta discutir assuntos referentes à sexualidade, bullying, gravidez na adolescência, drogas, depressão, carreira, futuro, entre outros.

A CF é uma das mais de 60 unidades administradas pelo Instituto de Psicologia Clínica Educacional e Profissional (IPCEP), através da gestão pactuada com a prefeitura. Anielly Rodrigues, de 14 anos, é uma das jovens que frequentam o grupo e fala sobre a importância para sua vida.“Gosto de participar do Grupo Teen pois conheço pessoas novas e faço amigos além dos que tenho na escola. É muito bom que conversamos e debatemos sempre assuntos presentes no nosso cotidiano”, explicou a jovem.

Nathalia Rodrigues, mãe da Anielly, conta que ficou sabendo da ação por meio de uma agente comunitária. Ela diz que percebeu mudanças no comportamento da filha depois que a adolescente começou a participar, das atividades do Grupo Teen. “A Anielly era uma jovem muito quieta e agora está mais participativa. Chega em casa contando o que foi debatido e interage melhor com todos”, explicou

Os encontros ocorrem todas as quartas-feiras e atende jovens entre 12 e 18 anos da comunidade da área da Clínica da Família Maria José de Sousa Barbosa, em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Sobre a iniciativa a agente comunitária que integra a equipe multidisciplinar CF, Camila Miranda, ressalta as metodologias adotadas e o propósito da ação.“A importância desse trabalho é fazer com que esses jovens protagonizem as próprias vidas. Expandindo os horizontes por meio de conhecimento mais profundo das diversas temáticas juvenis e assim possam construir seus próprios conceitos e ideais”, destacou.

Camilla falou que aproveitou o mês alusivo a campanha brasileira de prevenção ao suicídio, para falar da temática com jovens de forma lúdica. Discutimos uma maneira de falar sobre o assunto mais didática e eles decidiram fazer peça teatral.  É esse tipo de protagonismo que incentivamos. Queremos que eles sejam agentes multiplicadores junto aos familiares, escolas, amigos e igrejas”, pontuou.

“Esse é o papel do IPCEP, temos o compromisso em promover a saúde e serviços humanizados. Queremos incentivar que experiência positiva seja replicada em outras Clínicas da Família”, conta o diretor executivo do IPCEP, Antônio Rangel. A Clínica da Família Maria José de Sousa Barbosa, atualmente tem cerca de 29 mil usuários da região cadastrados para atendimento de segunda a sexta-feira das 08h às 20h e aos sábados das 08h às 12h.

Sobre o IPCEP – Desde 6 de julho de 2019 o Instituto de Psicologia Clínica, Educacional e Profissional (IPCEP) é responsável pela gestão de mais de 60 unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), da Zona Oeste do Rio de Janeiro, nas Áreas Programática 5.1 e 5.2. Os bairros atendidos nessas áreas possuem cerca de dois milhões de habitantes, que contam com atendimento de saúde próximo de suas casas.

O IPCEP é uma Organização Social com a missão de prover ações e serviços para a atenção integral da população (assistência social, educação e saúde), com qualidade e celeridade, por meio de redes de atenção e cuidado resolutivas, além de ser reconhecida pela gestão eficiente.