Dia do Dentista, no Brasil e no mundo

”Nada do que você veste é mais importante do que seu sorriso” (Connie Stevens). O profissional responsável por promover maior bem-estar, autoestima e saúde geral para o corpo e manter uma boa saúde bucal tem duas datas de celebração. No dia 03 de outubro é comemorado o Dia Mundial do Dentista e, em 25 do mesmo mês, no Dia Nacional da Saúde Bucal, comemora-se o Dia do Dentista no Brasil. Cada uma delas tem uma razão de existir.

A primeira, faz menção à criação, em 1840, da primeira escola de odontologia da história. A Baltimore College of Dental Surgery (EUA), atualmente, University of Maryland School of Dentistry. A segunda, é uma referência à assinatura, em 1884, do Decreto-Lei 9.311, responsável por criar a graduação que formou os primeiros dentistas do Brasil nos estados do Rio de Janeiro e da Bahia.

Devido à gigantesca importância desse profissional para o dia a dia da sociedade, o IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha – Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h comemoram e parabenizam os profissionais nas duas datas.

Fontes: Conselho Federal de Odontologia (CFO), Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ) e Calendarr. Imagem: IPCEP.