Saúde Mental é fundamental

“Saúde Mental para todos: vamos torná-la realidade”. Este é o tema de 2021 da Campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) para celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro, instituído em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental. O foco deste ano está em tornar os cuidados de saúde mental mais acessíveis a todos e dotar os cidadãos de recursos para cuidarem melhor da sua saúde mental e ajudar outras pessoas.

Segundo a OMS, a Saúde Mental é um estado de bem-estar no qual cada indivíduo realiza as suas capacidades, consegue lidar com as adversidades normais da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e sentir-se capaz de contribuir para a comunidade em que se insere. Estar atento às nossas emoções, respeitar o nosso corpo, recarregar energias, gerir o tempo e viver mais no “agora”, praticar a gratidão, permitirmo-nos a não estar bem e pedir ajuda quando necessário são algumas estratégias que podem contribuir a prevenir problemas de saúde mental e possibilitar um maior equilíbrio psicológico.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha apoiam todas as ações do Dia Mundial da Saúde Mental e ressaltam que nenhum método serve como receita universal e absoluta para todo e qualquer problema ou para todas as pessoas. Assim como quando temos um problema de saúde física precisamos ir ao médico, o mesmo se passa com a saúde mental. Devemos recorrer a um profissional da área sem hesitações, considerando-o como um ato prioritário.

Juntos podemos progredir para um mundo onde uma boa saúde mental está ao alcance de todos.

Fontes: Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Ministério da Saúde – Biblioteca Virtual em Saúde e Jornal do Nordeste. Imagem: IPCEP.