Não é só questão de peso e, sim, qualidade de vida

Instituída pela Lei nº 11.721/2008, com o intuito de conscientizar sobre os riscos da doença e estimular hábitos saudáveis na população, em 11 de outubro é celebrado o Dia Nacional de Prevenção à Obesidade. Segundo o Ministério da Saúde, o excesso de peso atinge 96 milhões de pessoas. E, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos vão estar com sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesos.

A obesidade é uma doença crônica, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, que pode estar relacionada à herança genética, sedentarismo, distúrbios alimentares, disfunções hormonais e até fatores psiquiátricos, psicológicos, comportamentais e ambientais. A OMS aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha apoiam a prevenção contra a obesidade e a conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada. O estilo de vida sedentário, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos com fritura e açúcar, se refletem no aumento de pessoas obesas, em todas as faixas etárias. Gordura na barriga, perigo à vista!

Fontes: Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde, Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Imagem: IPCEP.