Dia do Sanitarista: profissão fundamental para o SUS

O dia 2 de janeiro, Dia do Sanitarista, é celebrado pelo IPCEP e Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Este profissional associa seus conhecimentos de medicina aos de saúde pública e atua nos níveis local, regional ou central, sendo de suma importância para melhorar a qualidade do serviço de saúde e para a consolidação e desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A especialidade de sanitarista passou por inúmeras transformações ao longo da história. Atualmente, insere-se na área de conhecimento denominada de Saúde Coletiva e se caracteriza por ser multiprofissional e interdisciplinar.

Os sanitaristas mais famosos do Brasil foram Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, que se destacaram não só pelas grandes pesquisas cientificas que realizaram, mas, principalmente, pelo impacto social que elas tiveram. Também Vital Brazil, Emílio Ribas e Adolfo Lutz, dentre outros, são mencionados quando se fala do dia do sanitarista. São todas homenagens mais do que justas a esses profissionais que se dedicaram à saúde dos brasileiros e que marcaram, de algum modo, a trajetória da Saúde Pública em nosso País.

O dia 2 de janeiro é um dia especial em que reconhecemos e parabenizamos os nossos sanitaristas, que no passado e hoje fazem a diferença para a saúde no Brasil.

 

Fontes: Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Arte: IPCEP.