Janeiro Branco. O mundo pede saúde mental!

Inspirado na sensação de olhar para o teto branco enquanto pensamos em desejos e projetos, o Janeiro Branco é uma campanha liderada por psicólogos e psiquiatras brasileiros para envolver a sociedade em uma discussão sobre a saúde mental. A campanha foi criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão em um momento no qual o Brasil apresentava altos índices de transtornos de ansiedade entre a sua população. Em razão disso, logo a iniciativa conquistou amplo apoio, se tornando um movimento coletivo e anual. O mês de janeiro foi escolhido porque a chegada de cada ano é, tradicionalmente, um período de reflexões e conclusões (positivas e negativas), planejamentos e metas.

Em tempos de prolongada pandemia, os dois últimos anos que passaram foram atípicos e, certamente, terão reflexos na saúde mental da população. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o que apresenta a maior incidência de depressão da América Latina, impactando cerca de 12 milhões de pessoas. Estudos e pesquisas recentes chamam a atenção para o importante desafio que a humanidade não pode mais desprezar: é urgente a criação de uma cultura da saúde mental em meio a todas as relações das quais os seres humanos participam.

Em sua 9a edição, o Janeiro Branco continuará avançando em sua declarada missão de orientar as pessoas, as instituições sociais, as mídias e as autoridades públicas em relação a tudo o que pode e deve ser colocado em prática frente à inegável verdade de que “o mundo pede saúde mental!”.

Para o IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha, é essencial buscar ajuda profissional quando apresentar sintomas físicos que impactem o cotidiano, como sensações de angústia, sentimentos de não pertencimento, dificuldades para se relacionar, desinteresse pelas atividades cotidianas, cansaço extremo, desânimo recorrente, preocupação exagerada com tudo e pensamentos que não saem da cabeça sobre desastres ou morte. O diagnóstico precoce dessas condições garante um tratamento mais tranquilo e eficaz.

Quando o assunto é saúde mental, o que você faz para cuidar da sua?

 

Fontes: Organização Mundial da Saúde (OMS), janeirobranco.com.br, Portal Fato Real e Centro de Valorização da Vida (CVV). Arte: IPCEP.