Comissão de Processamento para Produtos para Saúde estabelece diretrizes para 2022

Uma das melhores formas de garantir maior segurança ao paciente nos serviços de saúde é por meio da criação de comissões hospitalares. Elas são formadas por profissionais técnicos, como médicos e enfermeiros, e têm como principal função servir de instrumento de gestão na melhoria contínua dos processos internos. Cabe às Comissões desenvolver e apresentar propostas de modernização dos atendimentos e aperfeiçoamento da rotina, tendo como foco central sempre a melhor qualidade no atendimento prestado ao paciente.

O Complexo Estadual de Saúde da Penha conta com diversas Comissões que atuam em diferentes áreas do Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h. Elas atendem às portarias e resoluções do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ).

Responsável em promover medidas relacionadas ao processamento de produtos para saúde, e criada conforme determinação da ANVISA, Resolução RDC 15, de 15/03/12, a Comissão de Processamento para Produtos para Saúde (CPPS) reuniu-se no dia 06 de janeiro de 2022 com o propósito de discutir as diretrizes que serão adotadas durante todo ano de 2022, como, deliberar sobre a padronização de PPS a serem processados, visando atender às demandas das unidades, obedecendo os princípios de qualidade e economicidade, principalmente segurança ao paciente; efetuar blitz nos setores para verificação do armazenamento dos materiais estéreis; estabelecer critérios de inclusão e exclusão para padronização de qualquer material médico-hospitalar específico da CME; entre outras.

Integram a CPPS: Presidente – Ana Beatriz Busch Araújo (Diretora Técnica); 1.ª Secretária – Nívea Gianotti Correa (Enfermeira Gestora do CME); Membros – Sylvia Pavan Rodrigues de Paula (Coordenadora Médica do SCIH), Marcelo Ávila Trani Fernandes (Coordenador Médico da Cirurgia Geral), Laudicéa Henriques da Silva (Coordenadora de Fisioterapia), Juliana Viana Nepomuceno Moreno (Coordenadora do NQSP), Daniele Madureira (Coordenadora de Enfermagem do Centro Cirúrgico), Daiane Karla Couto (Coordenadora de Enfermagem da UPA Penha 24h) e Lilian Simone Marins Bezerra (Gerente de Enfermagem).

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha desejam bom desenvolvimento do trabalho aos integrantes da Comissão de Processamento para Produtos para Saúde.

 

Fontes: Ministério da Educação – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Ministério da Saúde – Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Nexxto e Comissão de Processamento para Produtos para Saúde do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Foto: IPCEP.