Dia do Enfermo: receber de graça, dar de graça

No Brasil, o Dia do Enfermo (14 de janeiro) foi instituído através de uma iniciativa do Ministério da Saúde que, em 2002, lançou o programa de humanização dos hospitais, procurando transformá-los em ambientes mais humanos e sociáveis, não só entre os profissionais e os doentes, como também com a participação de parentes e amigos. De origem religiosa, há também o Dia Mundial do Enfermo (11 de fevereiro), criado em 1992 pelo Papa João Paulo II e celebrado pela primeira vez em Lourdes, na França, no ano de 1993.

As duas datas têm o objetivo de apelar para a sociedade e comunidade, local e mundial, por melhores condições de tratamento e atenção às pessoas doentes, seja nos hospitais, postos de saúde ou mesmo em casa. É uma ocasião para consolar os enfermos que se encontram em momento difícil. Visitar uma pessoa enferma é um gesto de misericórdia carregado de profundo sentido humano e espiritual.

Para quem está lutando contra uma doença, até um sorriso pode ser uma arma poderosa. A cura não está apenas nos remédios, mas também na força de um pensamento positivo.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha – Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h desejam melhoras a todos neste Dia do Enfermo.

 

Fontes: Ministério da Saúde – Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Canção Nova e Calendarr. Arte: IPCEP.