Colaboradores participam de Treinamento para enfrentamento do Covid-19

O Complexo Estadual de Saúde da Penha, desde o início da pandemia, está preparado para o enfrentamento do Covid-19. Para assegurar a qualidade de atendimento e segurança de toda a comunidade, o IPCEP e a Direção do HEGV e da UPA Penha 24h criaram um Comitê de Contingenciamento para constante atualização dos fluxos e o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital Estadual Getúlio Vargas realiza treinamento sobre vários temas, entre eles, EPIs, Precaução de Contato e Higienização das Mãos.

O Comitê se reúne semanalmente e sempre que há uma atualização da nota técnica do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Participam do Comitê integrantes da Direção do IPCEP e do Complexo, a gerência de enfermagem, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), coordenadores médicos e de enfermagem, profissionais do laboratório e dos setores administrativos das unidades. A equipe de Comunicação também está envolvida para orientação aos funcionários e público externo do Hospital e Unidade de Pronto Atendimento em seus meios de comunicação online e offline.

No Plano de Contingência estão contemplados diversos aspectos: área exclusiva para pacientes com suspeita de contaminação pelo vírus, fluxos de acessos, uso de máscaras, orientações pós-alta com os esclarecimentos sobre o período de isolamento, treinamentos dos profissionais, dentre outros pontos importantes. Os casos suspeitos são notificados e o exame específico para o novo coronavírus (Covid-19) é solicitado seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Os treinamentos do NEP visam às boas práticas em todo o fluxo de atendimento especial para total qualidade e segurança dos pacientes, familiares e colaboradores.

 

Fonte: Coordenação do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos: IPCEP.