Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional destaca a importância de desenvolver a autoconfiança

Dia 19 de janeiro é o Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional, profissional da área da saúde que promove prevenção, tratamento e reabilitação de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos ou de doenças adquiridas por meio da utilização da atividade humana. A data representa a regulamentação do Decreto Lei nº 938, do ano de 1969, que estabeleceu um código de ética supervisionado pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Esses profissionais trabalham em diversos locais, como hospitais, clínicas, ambulatórios e lares de idosos, mas não ficam restritos a estabelecimentos de saúde. É comum haver pessoas que necessitam de acompanhamento de um terapeuta ocupacional em projetos sociais, escolas, empresas, no sistema prisional, entre outros.

Ao priorizar a prevenção, adaptação, reabilitação e promoção, o terapeuta ocupacional tem como meta promover a independência e bem-estar nas pessoas. Estimular a liberdade e autoestima é um dos objetivos do processo, resultando em um ser humano mais autoconfiante e produtivo.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha parabenizam os profissionais desta área da saúde que têm realizado um trabalho excelente e de grande importância para a sociedade.

 

Fontes: Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), World Federation of Occupational Therapy (WFOT), Calendarr e Brasil Escola. Arte: IPCEP.