Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro

Considerada a mãe da enfermagem moderna no mundo, o 12 de maio foi escolhido como o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro por ser a data de nascimento da britânica Florence Nightingale (1820-1910), imortalizada com o apelido de a “Dama da Lâmpada”, por percorrer, com lanterna na mão, as enfermarias dos hospitais de campanha durante a guerra da Criméia contra a Rússia (1854), atendendo aos doentes durante a noite. O Conselho Internacional de Enfermeiros passou a celebrar oficialmente a data a partir de 1974.

Foram muitas as suas contribuições para a profissão, entre elas, a utilização da análise de dados e os gráficos como ferramenta fundamental para o entendimento de qualquer problema social e a fundação da Escola de Enfermagem do Hospital St. Thomas (1860), em Londres, modelo para todas as demais que surgiram.

Outra pioneira da Enfermagem é a brasileira, natural da Bahia, Ana Néri (1814-1880). A profissional dedicou sua vida à profissão, deixando de lado uma vida tranquila e de posses, para servir como voluntária na Guerra do Paraguai (1865-1870), cuidando dos combatentes brasileiros na frente de batalha. Em sua homenagem, no Brasil, comemora-se a Semana da Enfermagem, entre os dias 12 e 20 de maio.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha reconhecem o protagonismo das Enfermeiras e dos Enfermeiros do Hospital Estadual Getúlio Vargas e da UPA Penha 24h, profissionais comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano. Parabéns!

 

Fontes: Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde, Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Gerência de Enfermagem do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Foto e arte: IPCEP.