Doutores da Alegria no Hospital Estadual Getúlio Vargas

O riso como uma terapia. Esta é a especialidade dos Doutores da Alegria, que levam solidariedade, humor, carinho e toda a mágica da arte do palhaço para pessoas que estão em um quarto de hospital. Organização da sociedade civil sem fins lucrativos, a Associação transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e, entre as diversas ações que realiza, há o projeto Plateias Hospitalares, criado em 2009, com o objetivo de promover o acesso à cultura, por meio de uma programação voltada a pacientes adultos e idosos, crianças e comunidades do entorno de hospitais públicos do estado do Rio de Janeiro. A ideia é trabalhar para que, cada vez mais, o hospital seja um espaço não somente de cuidado, mas de promoção da saúde, em que a arte é coadjuvante.

Na tarde do dia 12 de maio, o Diretor Geral do Complexo Estadual de Saúde da Penha, Dr. Paulo Ricardo Lopes da Costa, recepcionou o Diretor Presidente da Associação Doutores da Alegria, Luís Vieira da Rocha, e a Coordenadora da Unidade Rio de Janeiro, Sílvia Contar, para um bate-papo de grande importância para o Hospital Estadual Getúlio Vargas: introduzir a arte do palhaço na unidade. Com um sorriso estampado no rosto, as crianças hospitalizadas nos setores pediátricos, os adultos nas clínicas médica e cirúrgica, os acompanhantes dos pacientes e os profissionais de saúde do HEGV aplaudem, celebram, agradecem e aguardam ansiosamente pela ação.

Inspirado no projeto americano Hospital Audiences, o Plateias Hospitalares tem parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Em treze anos de existência, já foram realizadas mais de 500 apresentações, envolvendo mais de 300 artistas, para mais de 100 mil pessoas.

Para o assessor de Humanização da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (ATH/SES-RJ), Rafael Fornerolli, abrir as portas para os Doutores da Alegria no HEGV é uma felicidade imensa: “A presença deles nos nossos hospitais faz a diferença para os pacientes, pois diminui o estresse da internação. Além disso, essas apresentações lúdicas ajudam a integrar e suavizar o cotidiano dos profissionais que estão no dia a dia das unidades. E não será diferente no Getúlio Vargas!”, afirmou.

O Diretor Geral comemorou o encontro, ressaltando que a humanização é essencial para a melhora do paciente: “O resultado será fantástico, dentro da proposta de humanização do IPCEP e do atendimento do Hospital. A dinâmica melhora a resposta do paciente ao tratamento, a partir de uma maneira mais humana com atividade lúdica, como poesia e música. Os Doutores da Alegria são muito bem-vindos ao Getúlio Vargas!”, finaliza Dr. Paulo Ricardo.

Acompanharam o encontro, a Coordenadora Médica da Pediatria, Dra. Janaína Fonseca; a Gerente de Enfermagem, Enfermeira Lilian Simone; e as Apoiadoras Institucionais da ATH/SES-RJ, Maria Cristina Pedrozo e Carmem Andréa.

Respeitável público, com vocês, os Doutores da Alegria no Hospital Estadual Getúlio Vargas!

 

Fonte: Associação Doutores da Alegria e Assessoria Técnica de Humanização da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Foto: IPCEP.