Dia de celebrar a importância dos Assistentes Sociais

O assistente social trabalha diretamente com os relacionamentos humanos, elaborando e implementando medidas de Seguridade Social nos campos da saúde, previdência, meio ambiente, habitação, lazer, educação, entre outros. No ambiente hospitalar, trata-se de um profissional de suma importância para o desempenho da assistência de forma integral e humanizada. Ele faz parte da equipe multidisciplinar e atua para identificar todos os aspectos sociais, econômicos e culturais relacionados ao processo do adoecer.

O trabalho do assistente social começa na chegada do paciente à unidade de saúde, na triagem, e o acompanha até à sua alta. Também faz parte da rotina deste profissional encaminhar e intermediar solicitações procedentes da hospitalização, oferecer novos horizontes diante do tratamento, orientar e esclarecer os familiares sobre a importância de participarem do processo e resgatar e reconstruir vínculos, que muitas vezes encontram-se fragilizados.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha parabenizam todos os profissionais do Serviço Social do Hospital Estadual Getúlio Vargas e da UPA Penha 24h pelo dia 15 de maio, Dia do Assistente Social.

 

Fontes: CFESS – Conselho Federal de Serviço Social, Blog da Saúde – Ministério da Saúde e Coordenação de Serviço Social do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos e arte: IPCEP.