A importância da doação de leite humano, uma ação solidária que salva vidas

Com o slogan “Doação de Leite Humano: Gotas de Amor para um Mundo Melhor!”, a Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) comemora o Dia Mundial de Doação de Leite Humano em 19 de maio. Os objetivos da celebração são estimular a doação de leite materno, promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano e divulgar os bancos de leite humano nos estados e municípios brasileiros.

A data foi definida em 2010, em Brasília, durante a realização do V Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano e o I Fórum de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano. A Lei Nº 13.227/15 instituiu em território nacional a comemoração, acrescentando a realização da Semana Nacional de Doação de Leite Humano, na semana que incluir o dia 19 de maio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior e mais complexa Rede de Bancos de Leite Humano do mundo, com aproximadamente 160 mil litros de leite humano distribuídos todos os anos.

O leite materno é o alimento essencial e o mais importante para os recém-nascidos, sendo capaz de fornecer todas as necessidades nutricionais da criança até o sexto mês de vida, especialmente para os prematuros e/ou de baixo peso, internados nas Unidades Neonatais e que não podem ser amamentados pela própria mãe. Um pote de leite materno doado pode alimentar uma média de 10 bebês por dia.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha apoiam todas as ações do Dia Nacional e Mundial de Doação de Leite Humano e a Semana Nacional de Doação de Leite Humano.

 

Fontes: Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério das Relações Exteriores – Agência Brasileira de Cooperação, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Arte: IPCEP.