Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem

No último dia da Semana da Enfermagem, 20 de maio, é celebrado o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, profissionais fundamentais no trabalho da assistência no Sistema Único de Saúde (SUS) e que estão, todos os dias, na linha de frente para cuidar e salvar vidas.

A Semana da Enfermagem, de 12 a 20 de maio, foi instituída no Brasil através de Decreto Presidencial Nº. 48.202, de 12/05/60. Neste período são trazidos à memória os feitos da britânica Florence Nightingale, nascida em 12 de maio de 1860, pioneira no tratamento a feridos de guerra, e da enfermeira baiana Ana Néri, precursora na enfermagem brasileira, que faleceu no dia 20 de maio de 1880.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha reconhecem o protagonismo dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, profissionais comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano. Parabéns!

 

Fontes: Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde, Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Gerência de Enfermagem do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Arte: IPCEP.