Cuidado focado no paciente

O cuidado focado no paciente é um modelo assistencial adotado no Hospital Estadual Getúlio Vargas. O objetivo é que o paciente e seus familiares sejam realmente o alvo mais importante de todo o processo de cuidar.

Com o objetivo de praticar uma assistência segura, respeitando e atendendo as necessidades de cada um, profissionais que atuam no centro cirúrgico e nos blocos críticos do HEGV participaram, no dia 28 de junho, da 1ª reunião para definição de fluxos de transferência de cuidado de pacientes entre os setores. No encontro, estiveram presentes: do Centro Cirúrgico, a Coordenadora de Enfermagem, Daniele Madureira da Silva Lacerda, o Coordenador de Anestesiologia, Wladimir Uchoa, e a Enfermeira Rotina, Laryssa Vilas Boas; dos CTIs 3 e 4 e UPO, o Coordenador Médico, Dr. Carlos Gustavo Boavista Costanza, o Coordenador de Enfermagem, Edilson Fernandes Barcelos Júnior, e o Rotina de Enfermagem, Márcio Alexandre Soares Martins.

O Complexo Estadual de Saúde da Penha conta com uma equipe altamente capacitada, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais, entre outros. Eles atuam de forma integrada, para garantir o melhor atendimento ao paciente.

O IPCEP e a Direção do Hospital Estadual Getúlio Vargas e da UPA Penha 24h buscam desenvolver, nos colaboradores e equipes, o interesse genuíno pela melhoria contínua, compreendendo que isso agrega satisfação ao trabalho e resulta em um melhor cuidado ao paciente.

 

Fontes: Conselho Federal de Medicina (CFM), The Anesthesia Patient Safety Foundation (APSF), Medicinanet, Manual de Cuidados Paliativos e Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Foto: IPCEP.