IPCEP celebra o Dia do Hospital no Complexo Estadual de Saúde da Penha

Em 1.º de novembro de 1543, por iniciativa do fidalgo português Brás Cubas, e com o auxílio dos prósperos moradores da região, foi criada a Santa Casa da Misericórdia de Santos, considerada a mais antiga instituição hospitalar brasileira em funcionamento. Sem médicos para atuar no local naquela época, os encarregados de cuidar dos enfermos eram os sacerdotes e os irmãos leigos jesuítas. Em 2 de julho de 1945, o atual prédio da Santa Casa de Santos foi inaugurado com uma nova estrutura e constitui-se, até os dias atuais, uma das maiores do país. E na mesma data, três anos depois, foi fundada a Associação Brasileira de Hospitais (ABH).

Para homenagear a todas as instituições, os profissionais de saúde e o surgimento da ABH, foi criado, através do Decreto Nº 50.871, de 27 de junho de 1961, o Dia do Hospital.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha celebram este dia, 02 de julho, e parabenizam todos os profissionais envolvidos no funcionamento do Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h. Cada profissional é responsável por fazer a sua parte e, não importa a função que desempenha, agradecemos profundamente ao enorme time que luta diariamente para salvar milhares de vidas nestas unidades de saúde. Parabéns!

 

Fontes: Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Federação Brasileira de Hospitais (FBH) e Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos. Foto: IPCEP.