Dia Mundial do Cérebro – como manter a mente saudável

Um dia para informar à população sobre as doenças neurológicas e apontar para o papel do cérebro na nossa vida, um dos órgãos mais importantes e essenciais para nossa sobrevivência. Com estes objetivos, foi estabelecido, em 2014, pela World Federation of Neurology e International Headache Society, o Dia Mundial do Cérebro, comemorado em 22 de julho.

O cérebro pode e deve ser exercitado. Raciocinar, pensar, desenvolver sentimentos e manter o corpo funcionando. Todas estas funções são exercidas pelo cérebro, por isso mantê-lo ativo é tão importante. A prática da ginástica cerebral desenvolve habilidades, aprimora as funções cognitivas e contribui para a qualidade de vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1 bilhão de pessoas sofrem com doenças neurológicas.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha apoiam o Dia Mundial do Cérebro e todas as iniciativas distintas que envolvam e apelem à atenção para a importância de cuidarmos do cérebro.

Cuide do seu cérebro e tenha mais qualidade de vida!

 

Fontes: Organização Mundial da Saúde (OMS), Federação Mundial de Neurologia (WFN), Sociedade Internacional de Cefaleia e Atlas da Saúde. Arte: IPCEP.