Departamento Pessoal/Recursos Humanos realiza treinamento de habilidades sociais no ambiente de trabalho

Falar de habilidade social nos dias de hoje é quase um desafio. Isso acontece porque estamos numa época que resolvemos praticamente tudo através de um meio digital, como o celular, um dos aparelhos considerado indispensáveis para grande maioria. Falar de habilidade social é falar de como ter um bom relacionamento com os outros e saber lidar com diversas situações que a vida proporciona.

Em treinamento promovido, no dia 25 de julho, pelo Departamento Pessoal/Recursos Humanos do Complexo Estadual de Saúde da Penha, os colaboradores dos serviços de hotelaria, maca, administrativo e controle de acesso do Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h ouviram da Psicóloga Caroline Cosme a definição do que são habilidades sociais e dicas de extrema importância de como desenvolvê-las no dia a dia e no ambiente de trabalho. Prestigiaram a capacitação, o Diretor Administrativo, José Paulo Teixeira Azevedo, e a Supervisora de Recursos Humanos, Rafaela Santos.

“Habilidades sociais são aqueles comportamentos considerados como desejáveis ou adequados, comportamentos estes que capacitam a pessoa a interagir com o outro de modo que as necessidades sejam satisfeitas para ambos. Desta forma, é possível resolver problemas imediatos e minimizar possíveis problemas futuros. Dentre estes comportamentos estão a verbalização, expressão facial, postura, contato visual, gestos e aparência física”, explicou a Psicóloga.

As habilidades sociais são desenvolvidas no ambiente que as pessoas se inserem, principalmente durante a infância e adolescência. A maior parte deste aprendizado é feito com o outro. As habilidades são aprendidas com os pais na primeira infância e com os amigos mais próximos na escola, durante a adolescência. Existem situações que reforçam esses comportamentos tanto para o lado negativo quanto para o lado positivo. Portanto, “é plenamente possível desenvolver uma nova habilidade social, assim como melhorar outra já existente. O ser humano é capaz de refletir sobre suas posturas e condutas, de modo a criar novas formas de pensar e agir. A ajuda terapêutica é de grande valia pois ajuda a descobrir em quais áreas você tem mais dificuldade em desenvolver tais habilidades e assim trabalhar sistematicamente em prol dessas habilidades prejudicadas. Os resultados são excelentes”, declara Caroline.

São consideradas habilidades sociais: fazer e aceitar elogios; fazer pedidos; expressar amor, agrado e afeto; iniciar e manter conversações; defender os próprios direitos; recusar pedidos; expressar opiniões pessoais; expressar incômodo ou desagrado; pedir a mudança de conduta do outro; desculpar-se ou admitir ignorância; enfrentar as críticas; solicitar satisfatoriamente um trabalho; falar em público. Elas se tornam quase uma condição para um bom êxito profissional e geram um bom desenvolvimento para as organizações em que o colaborador está inserido. Uma vez que se há uma obtenção de resultados bons para a empresa e para o indivíduo, vai existir uma relação positiva, tanto para o âmbito interno, quanto para o externo. A recompensa de ter relacionamentos saudáveis e bem-sucedidos faz o esforço e investimento valerem a pena.

O IPCEP e a Direção do Hospital Estadual Getúlio Vargas e da UPA Penha 24h buscam desenvolver, nos colaboradores e equipes, o interesse genuíno pela melhoria contínua, compreendendo que isso agrega satisfação ao trabalho e resulta em um melhor cuidado ao paciente, e apoiam todas as ações de qualificação dos profissionais de saúde para melhor atender a todos que utilizam os serviços da rede da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

 

Fontes: Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PEPSIC), Psicologia Online, Mundo dos Psicólogos e Departamento Pessoal/Recursos Humanos do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos: IPCEP.