Palestra aborda qualidade de vida profissional e pessoal

Um momento para avaliar e discutir sobre a saúde mental, falar sobre o ambiente de trabalho e o stress no dia a dia, refletir sobre as várias dimensões da vida. Assim pode ser definido o encontro que a Coordenação do Núcleo de Educação Permanente (NEP) proporcionou nos dias 25, 26 e 27 de julho aos colaboradores do Complexo Estadual de Saúde da Penha. O tema central da palestra foi “Qualidade de vida”.

A qualidade de vida dos profissionais é fundamental para o desempenho do Hospital Estadual Getúlio Vargas e da UPA Penha 24h. Já que as unidades são feitas de pessoas, é natural que se pense em maneiras para melhorar a vida e as relações interpessoais dos colaboradores. O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha acreditam que investir na saúde dos funcionários, em benefícios e na estrutura física do HEGV e da Unidade de Pronto Atendimento da Penha pode garantir uma melhor produtividade e eficiência de todos.

A Psicóloga Karine Rossi, a Nutricionista Marta Carolina, a Fisioterapeuta Laudicea Henriques e a Enfermeira da Medicina do Trabalho, Suelen Chagas, abordaram conteúdos sobre qualidade de vida; dimensões da vida, física, emocional, financeira e espiritual; foco na vida além do trabalho; encontrar equilíbrio e ser feliz; e plano de ação individual.

Os colaboradores se envolveram com o tema e participaram durante toda a palestra. “O público foi muito atencioso. Percebo que, mais do que se preocupar, eles irão se ocupar em fazer um plano de ação para qualidade de vida”, disse a Enfermeira da Medicina do Trabalho.

Segundo o Técnico em Enfermagem Armando Teixeira, refletir sobre o assunto proposto foi muito importante e produtivo. “Gostei muito da Psicóloga, ela foi muito objetiva e realmente atingiu o propósito: nos fazer pensar e planejar nosso futuro. Todos deveriam ter consciência da importância disso”, afirmou.

A qualidade de vida no trabalho é entender o contexto que o colaborador está inserido, o que é necessário para suas tarefas e de que maneira esse colaborador pode ser bem sucedido sem prejudicar sua saúde. No Hospital Estadual Getúlio Vargas e na UPA Penha 24h a saúde do funcionário é levada em consideração, bem como a sua qualidade de vida pessoal e do trabalho.

 

Fontes: Ministério da Saúde – Biblioteca Virtual em Saúde, Universidade de São Paulo – Escola de Artes, Ciências e Humanidade, Conexão Saúde e Coordenação do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos: IPCEP.