Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

O dia 26 de julho sempre foi uma data dedicada à Santa Ana e São Joaquim, pais da Virgem Maria e, portanto, avós de Jesus Cristo, dois personagens históricos, citados no evangelho apócrifo de São Tiago, e canonizados em 1584 pelo papa Gregório VIII, até surgir a Dona Aninhas, cujo nome era Ana Elisa Couto (1926-2007).

Avó de quatro netas e dois netos, esta senhora portuguesa passou 20 anos reivindicando uma data comemorativa para os avós. Em vez de apenas se lamentar pela má sorte dos vovôs e vovós, ela arregaçou as mangas e foi à luta na década de 1980, iniciando uma grande campanha por diversos países, incluindo o Brasil, pela criação do Dia dos Avós. O esforço logrou êxito em 2003, quando o dia 26 de julho se tornou reconhecido como Dia dos Avós em Portugal e, também, em território brasileiro.

Como a data não é um consenso mundial, em 31 de janeiro de 2021, o Papa Francisco anunciou a data oficial que a Igreja Católica irá celebrar os avós e os idosos: no quarto domingo do mês de julho.

Em 2021 foi comemorado o 1.º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. O 2.º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos tem como tema “Dão fruto mesmo na velhice” (Salmo 92.15), e pretende destacar o quanto os avós e idosos são um valor e um dom, tanto para a sociedade quanto para a comunidade eclesial. O tema é também um convite a reconsiderar e valorizar os avós e os idosos, tão frequentemente deixados às margens das famílias, das comunidades civis e eclesiais. A experiência de vida e de fé deles pode contribuir, com efeito, para construir sociedades conscientes das suas próprias raízes e capazes de sonhar um futuro mais solidário.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha escolheram a Coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR), Dra. Norma Macedo Nicolau (foto), para representar a homenagem àqueles que têm um papel fundamental na estruturação de uma família, possuem muita experiência de vida e incontáveis conhecimentos. Com as netas Clara Ferreira Nicolau e Beatriz Ferreira Nicolau, Dra. Norma resumiu o que sente em ser avó destas preciosidades: “Ser avó é a continuidade da felicidade de ser mãe. Porém, com vários torrões de açúcar (risos). Somos da família Nicolau, que significa ‘o que conduz o povo à vitória’. Esta é a minha função na vida delas: conduzi-las à vitória!”.

Por toda atenção, amor e carinho que eles dispensam ao longo da vida para tornar os netos e netas vitoriosos, o Dia dos Avós e dos Idosos merece ser celebrado. Parabéns!

 

Fontes: Calendarr, Brasil Escola, Mundo Educação, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Vatican News. Foto: IPCEP.