Acidentes de trabalho: 27 de julho, um dia de alerta à prevenção

27 de julho. Dia Nacional da Prevenção ao Acidente de Trabalho. A data comemorativa, que passou a ser celebrada após a publicação, em 1972, das portarias de nº 3.236, que estabeleceu o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador, e a de nº 3.237, que tornou obrigativo os serviços de medicina do trabalho e engenharia de segurança do trabalho em todas as empresas com um ou mais trabalhadores, tem o objetivo de alertar empregados, empregadores, governos e sociedade civil para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e promovam um ambiente seguro e práticas saudáveis em todos os setores produtivos.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha acreditam que a cultura da prevenção faz a diferença na saúde e segurança dos seus profissionais. Segurança no trabalho é a arte de preservar a vida.

 

Fontes: Ministério da Saúde, Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador (RENAST) e Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT). Arte: IPCEP.