Brigadistas do Complexo Estadual de Saúde da Penha participam de formatura

Um grupo de 100 colaboradores das áreas assistencial e administrativa do Hospital Estadual Getúlio Vargas e da UPA Penha 24h passou os últimos meses por uma série de situações que fogem, de longe, de sua rotina diária. Técnicos de Enfermagem, por exemplo, trocaram as injeções por mangueiras de incêndio. Os experts em tecnologia da informação, por sua vez, deixaram de lado os teclados para se familiarizarem com os extintores de incêndio. Já o pessoal administrativo, que circula pelas unidades percorrendo corredores e escadas diariamente, fizeram exercícios práticos, onde foi possível observar os limites individuais de cada colaborador por meio da simulação de ocorrências reais, que podem acontecer em qualquer complexo hospitalar.

Mais duas turmas participaram da capacitação, com uma carga horária de 16 horas, cada, que contemplou conteúdo como primeiros socorros, imobilização de vítimas e combate a incêndio. As aulas teóricas foram realizadas no auditório do HEGV; as práticas, na sede da empresa Azemut Treinamentos, em São Gonçalo/RJ, contratada para realizar o curso. Outras três turmas, já formadas, completam o quadro de brigadistas do Complexo Estadual de Saúde da Penha, com 252 integrantes.

A solenidade de formatura aconteceu na tarde do dia 13 de setembro, e contou com a presença do Diretor Geral do Complexo Estadual de Saúde da Penha, Dr. Paulo Ricardo Lopes da Costa; do Diretor Administrativo, José Paulo Teixeira Azevedo; da Diretora Técnica, Dra. Flávia Nobre; do Gerente do Departamento Pessoal/Recursos Humanos do Instituto de Psicologia Clínica, Educacional e Profissional (IPCEP), Roger Nascimento; do Gerente Administrativo, Carlos Eduardo Fernandez Soares; da Engenheira de Segurança do Trabalho, Clara Bastos; e da Supervisora de Recursos Humanos, Rafaela Santos.

“Felicito os formandos pelo desempenho de uma tarefa tão nobre, que é a participação voluntária no curso. Parabéns aos colaboradores pela coragem, dedicação e compromisso com a vida, cuidando de si, dos colegas e dos pacientes. Mais anjos tomando conta da gente”, disse, emocionado, Roger Nascimento.

“Os brigadistas receberam instruções onde foram realizadas simulações reais de incêndio, para aplicação dos métodos de extinção e dos agentes extintores, assim como a utilização correta dos equipamentos de proteção individual e operação dos equipamentos de combate a incêndio”, explicou Clara Bastos.

A brigada de incêndio é um grupo formado por profissionais das unidades, que voluntariamente se credenciam a participar das ações de combate à conflagração. Ela serve para preservar as vidas e os bens de uma instituição e é quem age diante de situações, como as de princípio de incêndio, prestação de socorro, evacuação da edificação em casos de incêndios e outros acidentes e, também, é responsável por ações preventivas, como checagem dos extintores, das saídas de emergência e afins, atuando em conjunto com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). É o brigadista quem realiza os primeiros procedimentos até que o socorro especializado chegue. O treinamento técnico permite que ele tenha o preparo necessário para lidar com situações emergenciais, além de controle emocional para agir em situações críticas.

“Nos dá orgulho ver a disponibilidade e vontade de ajudar que os colaboradores desempenharam participando deste curso. A torcida é para que nunca ocorra nenhum evento sinistro, como princípios de incêndios, mas saber que contamos com esses profissionais, que escolheram se capacitar para cuidar de toda equipe, nos tranquiliza”, concluiu o Diretor Geral.

Manter os profissionais motivados e oferecer capacitação, qualificação, suporte e acompanhamento são, para o IPCEP e Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha, fundamentais para potencializar o alcance e a eficácia no atendimento no HEGV e Unidade de Pronto Atendimento da Penha.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha parabenizam os integrantes da quarta e quinta turmas da Brigada de Incêndio do Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h, certificados na formatura. Também, aos homenageados na cerimônia: Diretor Geral, Diretora Técnica e Diretor Administrativo; Gerente e Supervisora do Departamento Pessoal; profissionais que atuam no SESMT; e o líder dos maqueiros.

 

Fontes: Departamento Pessoal/Recursos Humanos e Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos e arte: IPCEP.