IPCEP completa 01 ano de gestão à frente do Complexo Estadual de Saúde da Penha

A administração de um hospital público necessita de uma gestão eficiente para garantir qualidade, produtividade, excelência no atendimento e uso adequado dos recursos financeiros, humanos e materiais.

Em busca de uma intervenção positiva para essa realidade, o Instituto de Psicologia Clínica, Educacional e Profissional (IPCEP) assumiu no dia 16 de setembro de 2021, por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), a operacionalização da gestão e a execução de ações e serviços de saúde do Complexo Estadual de Saúde da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, composto pelo Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV) e a UPA Penha 24h.

O HEGV foi inaugurado em 03 de dezembro de 1938 e está próximo de completar 84 anos. Localizado no entorno dos Complexos da Penha e do Alemão, o Hospital é a principal unidade de atendimento de emergência na região. As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.

Leonardo Fonseca Lopes, Diretor Executivo do IPCEP, faz um balanço do primeiro ano de gestão: “O ato de cuidar de outra pessoa ultrapassa o mero cumprimento do dever. Nestes 365 dias que se passaram, o IPCEP possibilitou importantes avanços nas unidades, entre eles, reformas, ampliações, modernizações, compra de novos equipamentos e contratação de mais profissionais, que resultam em um salto significativo na qualidade do atendimento à população. Trabalhar no Hospital Estadual Getúlio Vargas e na UPA Penha representa responsabilidade, competência, respeito, carinho, amor e uma grande dose de humanidade. Os profissionais do HEGV e da Unidade de Pronto Atendimento da Penha sempre foram uma referência de quem cuida e protege, e são eles que fazem a administração acontecer. Esta trajetória de um ano, recheada de desafios e de muitas conquistas, enche a todos nós com intenso orgulho por fazer da gestão da saúde no Getúlio Vargas e na UPA Penha um valor de excelência!”, disse.

A missão do IPCEP é prover ações e serviços para a atenção integral da população (assistência social, educação e saúde), com qualidade e celeridade, por meio de redes resolutivas de atenção e cuidado, além de ser reconhecido pela gestão eficiente dos recursos e excelência no atendimento e pesquisa em saúde.

16 de setembro de 2022. 01 ano de gestão do Instituto de Psicologia Clínica, Educacional e Profissional à frente do Hospital Estadual Getúlio Vargas e da UPA Penha 24h.

Parabéns a todos os profissionais que estão construindo a história do Complexo Estadual de Saúde da Penha com o IPCEP!

 

Fontes: IPCEP e Assessoria de Comunicação e Eventos do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Arte: IPCEP.