Dia Mundial da Segurança do Paciente – Medicação sem Danos

A segurança do paciente é um componente essencial da qualidade do cuidado. Os incidentes associados aos cuidados de saúde representam uma elevada morbidade e mortalidade em todo o mundo. Por este motivo, para mobilizar profissionais, pesquisadores, formuladores de políticas públicas, familiares e os próprios usuários do serviço de saúde em torno de reflexões sobre medidas que proporcionem a redução dos riscos ligados à assistência, a Organização Mundial da Saúde definiu 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente.

Considerando que erros na prescrição ou administração podem causar diversos danos, a OMS definiu que o tema deste ano levaria informação e conhecimento sobre práticas inseguras e erros de medicação. O slogan de 2022 é “Medicação sem Danos”. A ação reforça os objetivos do Desafio Global de Segurança do Paciente da Organização que, lançado em 2017, incentivava a priorização de estratégias que permitissem a prevenção desses erros.

O envolvimento dos colaboradores é essencial na busca por melhores práticas de segurança do paciente e fundamental no ganho de resultados. Um exemplo disso vem da Técnica de Enfermagem Jane Moraes, do Setor de Ortopedia do Getúlio Vargas. “Celebrar o Dia Mundial da Segurança do Paciente é de grande importância para que todos entendam sobre a segurança do paciente, contribuam para o seu aperfeiçoamento e aumentem a conscientização sobre a carga de danos relacionados à falta de segurança medicamentosa. A qualidade e segurança do paciente é um caminho sem volta”, destaca a profissional.

Todo dia é dia de (1) Identificar corretamente o paciente; (2) Melhorar a comunicação na saúde; (3) Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; (4) Garantir a segurança na cirurgia; (5) Reduzir as infecções no ambiente hospitalar; e (6) Reduzir o risco de quedas e lesão por pressão. Estas são as seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente estabelecidas pela OMS visando reduzir riscos e eventos adversos na assistência de saúde nos hospitais em todo o mundo.

“As metas internacionais devem ser seguidas por todas as instituições e profissionais da saúde, mas todas as pessoas são chamadas a conhecê-las. Neste dia 17, e em todos os dias, precisamos fomentar a cultura de segurança do paciente, vencer o Desafio Global de Segurança do Paciente da OMS e reforçar as metas internacionais e os protocolos adotados no Hospital Estadual Getúlio Vargas e na UPA Penha 24h”, destaca a Coordenadora Juliana Nepomuceno.

O comprometimento com a segurança do paciente faz parte do conjunto de valores do IPCEP e da Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha, que apoiam a implementação de iniciativas voltadas que consideram o paciente como sujeito e objeto final do cuidado em saúde.

 

Fontes: Organização Mundial de Saúde (OMS), Joint Commission International (JCI), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ministério da Saúde – Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP). Arte: IPCEP.