Dia Mundial do Pulmão é um alerta para o cuidado com a saúde do órgão

Em 25 de setembro é celebrado o Dia Mundial do Pulmão. A data tem como objetivo chamar a atenção da população para a importância desse órgão, vital para a nossa saúde, e aumentar a conscientização para as doenças relacionadas a ele. A principal delas é o câncer de pulmão, segundo tipo mais comum no Brasil. Segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer – SIM, somente em 2019, o país registrou 29.354 mortes, sendo 16.733 homens e 12.621 mulheres.

Os pulmões nos conectam diretamente com o meio ambiente. O ar que respiramos entra em contato com nossa corrente sanguínea dentro dos pulmões para que o oxigênio, que tanto precisamos, chegue a todas as células do nosso corpo. Tudo que está no ar nos afeta. E toda a alteração que os pulmões sofrerem pode atrapalhar as células de outros.

É necessário reconhecer a importância do aparelho respiratório na preservação da saúde e a sua suscetibilidade às exposições inalatórias ambientais. As características das doenças respiratórias tornam o diagnóstico precoce sempre difícil e, por este motivo, torna-se fundamental salientar a importância da prevenção primária das doenças respiratórias, controlando os fatores de risco.

Neste Dia Mundial do Pulmão, organizado pelo Fórum das Sociedades Respiratórias Internacionais (FIRS), organização composta pelas principais sociedades respiratórias internacionais, com o objetivo de apresentar uma voz unificada para melhorar a saúde pulmonar globalmente, devemos lembrar de iniciativas que nos ajudam a manter a saúde: não fumar, estar em dia com nossa carteira de vacinação, respirar ar puro e não esquecer de fazer exercícios.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha apoiam todas as ações que celebram o Dia Mundial do Pulmão. Respiração é vida: cuide bem de seus pulmões!

 

Fonte: Ministério da Saúde – Instituto Nacional do Câncer (INCA) – Atlas de Mortalidade por Câncer, Agência Senado, Forum of International Respiratory Societies (FIRS), Global Alliance Against Chronic Respiratory Diseases (GARD) e Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Arte: IPCEP.