Setembro Verde – Esperança para outras vidas

Em meio a dor da despedida de um ente querido, um gesto de empatia e amor que se transforma em esperança para outras vidas.

27 de setembro é o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Ele foi criado pela Lei nº 11.584/2007 para chamar atenção das pessoas sobre a importância desta ação, que pode salvar muitas vidas. “Setembro Verde” é a campanha que intensifica a doação de órgãos no Brasil, com o objetivo de ajudar milhares de pessoas que aguardam na fila de transplante e, também, para destacar um fator fundamental para tornar possível uma doação: a autorização da família.

O Brasil tem o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, por meio do Sistema Único de Saúde. O SUS é responsável pelo financiamento de cerca de 95% dos transplantes no País.

De janeiro a agosto deste ano, através do trabalho desenvolvido pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), 25 famílias disseram “sim” à doação e o Hospital Estadual Getúlio Vargas realizou a captação de 21 órgãos e 17 tecidos.

“Esse resultado é muito importante e demonstra que o trabalho de todos os envolvidos faz a diferença. A doação de órgãos proporciona o prolongamento da expectativa de vida de pessoas que precisam de um transplante, permitindo o restabelecimento da saúde e, por consequência, a retomada das atividades normais. Devido ao número de partes do corpo que podem ser cedidas, cada doador pode salvar oito vidas ou mais”, afirma a Dra. Flávia Nobre, Diretora Técnica do Complexo Estadual de Saúde da Penha.

De acordo com o Sistema Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde, a lista do Estado do Rio de Janeiro conta com 46 unidades de referência e abrange doadores de múltiplos órgãos. Atualmente, o Programa Estadual de Transplantes (PET), da Secretaria de Estado de Saúde (SES), realiza captação e transplante de coração, fígado, rim, pâncreas, medula óssea, osso, pele, córnea e esclera.

“É gratificante ver que a CIHDOTT do Hospital Estadual Getúlio Vargas tem contribuído no trabalho de captação de órgãos no Rio de Janeiro. A Comissão não trabalha sozinha. É um trabalho de equipe que envolve todo o HEGV. É um desafio de conscientização para a importância de deixar a família avisada. A doação é o maior ato de amor que uma pessoa que vive a dor do luto pode ter”, explica o Enfermeiro Vladimir dos Santos Begni, integrante da CIHDOTT do HEGV.

No dia 28 de setembro, o IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha, através da CIHDOTT do Hospital Estadual Getúlio Vargas, realizaram um evento em apoio ao Setembro Verde. Participaram da programação, a Dra. Flávia Nobre, Diretora Técnica, que recebeu o Certificado “Amigo da CIHDOTT”, em reconhecimento ao compromisso assumido com a Comissão; o Enfermeiro Fabrício Oliveira, Diretor Assistencial da Central Estadual de Transplante; os integrantes da CIHDOTT do HEGV, Enfermeiros Vladimir dos Santos Begni e Patrícia de Oliveira Lamiz; e o comerciante Ricardo Souza Campany, que contou sua experiência como transplantado.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha parabenizam os profissionais da CIHDOTT do Hospital Estadual Getúlio Vargas.

 

Fontes: Ministério da Saúde, Sistema Nacional de Transplantes (SNT), OPO Norte-RJ, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Hospital Estadual Getúlio Vargas. Fotos e arte: IPCEP.