Setembro Amarelo no Complexo Estadual de Saúde da Penha

Para despertar a atenção de profissionais, colaboradores, pacientes e familiares sobre a prevenção ao suicídio, o IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha, através das Coordenações de Psicologia e de Serviço Social, promoveram na tarde do dia 30 de setembro, no auditório do Hospital Estadual Getúlio Vargas, um encontro em apoio à Campanha Setembro Amarelo.

Com foco em debater e esclarecer questões pertinentes à prevenção deste problema de saúde pública, com entendimento a partir de uma perspectiva multiprofissional, a Psicóloga Juliana Castro ministrou a Palestra “Suicídio, o que precisamos saber?” e destacou a maneira como o HEGV trata e se preocupa com esse assunto, envolvendo todo o Hospital, e não apenas os colaboradores que trabalham diretamente com a saúde mental.

Para o IPCEP e a Direção do HEGV e da UPA Penha 24h, a prevenção ao suicídio necessita ser debatida constantemente. As Unidades estão preparadas para discutir o tema e encaminhar a pessoa para um tratamento que trará um novo olhar sobre a vida e a vontade de prosseguir.

Campanha promovida pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Setembro Amarelo tem o objetivo de prevenir e reduzir os números de suicídios, que apontam para cerca de 12 mil casos registrados em território nacional, e mais de 01 milhão no mundo. É no mês de setembro que no dia 10 se comemora o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

 

Fontes: Organização Mundial de Saúde (OMS), Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), setembroamarelo.org.br e Coordenações de Psicologia e de Serviço Social do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos: IPCEP.