HEGV realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) movimentou o Hospital Estadual Getúlio Vargas em novembro. Durante todo o dia 23, foram realizadas diversas atividades sobre a importância do uso correto de Equipamento de Proteção Individual (EPI), riscos da não utilização e descarte correto de lixo hospitalar e informação sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Sorteios de brindes, gincanas e um coffee break completaram o roteiro diversificado.

A cerimônia de abertura da SIPAT 2022 contou com a presença do Diretor Geral do Complexo Estadual de Saúde da Penha, Dr. Paulo Ricardo Lopes da Costa; do Diretor Administrativo, José Paulo Teixeira Azevedo; do Gerente do Departamento Pessoal/Recursos Humanos do IPCEP, Roger Nascimento; do Gerente Administrativo, Carlos Eduardo Fernandez Soares; e da Gerente de Enfermagem, Enfermeira Lilian Simone.

O Diretor Geral parabenizou os colaboradores pelo evento e destacou a importância da prevenção dos acidentes no ambiente de trabalho: “Os cuidados simples, no dia a dia, podem fazer muita diferença. A SIPAT é uma oportunidade para atualização dos conhecimentos e, também, para reforçar sobre a necessidade da equipe estar sempre atenta aos riscos dos acidentes que podem ser evitados”, afirmou o Dr. Paulo Ricardo Lopes da Costa.

Daniele Madureira, Coordenadora de Enfermagem do Centro Cirúrgico e Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), endossou a fala do Diretor e acrescentou que o principal objetivo da SIPAT é alertar e conscientizar para a prevenção de possíveis riscos que ameaçam a segurança e a saúde do profissional no ambiente de trabalho. “A SIPAT é sempre uma excelente oportunidade para reforçar o programa de treinamento que já é realizado na unidade. Além da demonstração técnica, também abordamos o tema de uma forma diferente, através de dinâmicas e jogos interativos”, ressaltou.

As pessoas são o maior patrimônio que uma empresa pode apresentar. Por isso, é de fundamental importância que as melhores condições e práticas sejam adotadas para que estas consigam desenvolver seu trabalho com segurança e eficiência. A SIPAT está prevista na lei, de acordo com a NR-5 e a Portaria nº 3.214, como uma das atribuições da CIPA.

Para o IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha, orientar e conscientizar os colaboradores da importância e, também, como fazer para evitar os acidentes em local de trabalho, é uma forma de aproximar os profissionais e confirmar que eles têm importância para um melhor ambiente de trabalho, seguro e agradável.

 

Fontes: Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde, Guia Trabalhista, Blog Segurança do Trabalho e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital Estadual Getúlio Vargas. Fotos: IPCEP.