Cardápio especial leva a magia da Copa do Mundo de Futebol para o Complexo Estadual de Saúde da Penha

A alimentação vai muito além de simplesmente ingerir nutrientes. O ato de se alimentar envolve, também, memórias afetivas que podem gerar sensações de aconchego, nostalgia e conforto. Por isso, o Hospital Estadual Getúlio Vargas e a UPA Penha 24h proporcionaram para seus colaboradores e acompanhantes de pacientes internados uma ação para minimizar a distância de casa, humanizar o atendimento e levar a magia da Copa do Mundo de Futebol para dentro das unidades.

Pensadas pelo Serviço de Nutrição do Complexo Estadual de Saúde da Penha e executadas pela empresa que prepara e fornece a refeição no HEGV e na Unidade de Pronto Atendimento da Penha, a Conceito Alimentação, várias opções têm sido servidas durante os dias de jogos da seleção brasileira de futebol: frango grelhado, iscas de frango à primavera, bife acebolado, peixe ensopado, strogonoff de frango, costela bovina, drumet frito a teriyaki, pernil de panela e escondidinho de batata doce com carne moída, acompanhadas de arroz com açafrão e arroz branco, feijão preto, cremes de espinafre e de milho, tabule, macarrão parafuso ao alho e óleo, batata palha, farofa de alho, maionese, vagem refogada, aipim ao alho e mix de folhas. Como sobremesa, curau, doce de leite, gelatina e frutas da época.

Segundo a Coordenadora de Nutrição, Cristieli Aureliano Soares, a equipe de cozinha sempre busca alegrar a rotina de pacientes, acompanhantes e colaboradores em datas festivas. “No Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Festejos Juninos, Carnaval e em outras datas comemorativas, como essa, da Copa do Mundo de Futebol, sempre buscamos descontrair o ambiente hospitalar. Com isso, mobilizamos todo o grupo, decoramos o refeitório e preparamos um cardápio especial”, afirmou.

Para o IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha o menu diferenciado tem o objetivo de melhorar o bem-estar dos acompanhantes, promover confraternização entre os colaboradores e aumentar a humanização do ambiente. Uma bela receita, preparada com carinho, traz efeitos positivos para todos.

 

Fonte: Serviço de Nutrição do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos e arte: IPCEP.