Dezembro Vermelho: Dia Mundial de Luta contra a AIDS

1º de dezembro comemora-se o Dia Mundial da Luta contra a AIDS. A data foi definida em 1988, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como forma de conscientização e de estímulo ao aumento nas medidas de prevenção, diagnóstico, cuidados e tratamento para garantir mais qualidade de vida aos portadores do vírus HIV. “Equidade já!” é o tema do Dia Mundial de Luta contra a Aids deste ano. É um convite para que todos nós ponhamos em prática as ações efetivas necessárias para combater as desigualdades e, assim, ajudar a acabar com a AIDS.

Estas ações incluem: aumentar a disponibilidade, qualidade e adequação dos serviços, para o tratamento, testagem e prevenção do HIV, a fim de que todas as pessoas sejam bem atendidas; reformar leis, políticas e práticas para superar o estigma e a discriminação experimentados pelas pessoas que vivem com HIV e AIDS e das principais populações marginalizadas, para que todas as pessoas sejam respeitadas e atendidas de forma correta e respeitosa; assegurar o compartilhamento de tecnologias para possibilitar o acesso equitativo das comunidades e diferentes regiões de países desenvolvidos, e de baixa e média renda ao melhor da ciência relacionada ao HIV.

Dados do UNAIDS sobre a resposta global ao HIV revelam que durante os últimos dois anos, pontuados pela COVID-19 e outras crises globais, o progresso da resposta à pandemia da AIDS tem falhado e os recursos têm diminuído. Como resultado, milhões de vidas estão em risco.

De fato, o fim da AIDS só pode ser alcançado se lidarmos com as desigualdades que a impulsionam. As lideranças mundiais precisam agir com ousadia e responsabilidade. E todos nós, em todos os lugares, devemos fazer tudo o que pudermos para também ajudar a combater as desigualdades.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha apoiam o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Podemos acabar com a AIDS se acabarmos com as desigualdades que a perpetuam.

Com informação, prevenção e sem tabus, é possível vencer o HIV e a AIDS. Conscientize-se e use sempre camisinha! Em caso de dúvidas e para saber mais sobre a testagem e o tratamento, utilize o Disque Saúde (136) ou o Disque AIDS: 0800-541-0197.

 

Fontes: Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e Ministério da Saúde – Boletim Epidemiológico HIV/AIDS. Arte: IPCEP.