Protocolo de Capacidade Plena prevê medidas e ações para aprimorar o atendimento e gerenciar taxa de ocupação hospitalar

Capacitar a equipe para elaboração e utilização do Protocolo de Capacidade Plena – PCP, a partir de um conjunto de medidas que visam gerenciar a taxa de ocupação hospitalar da emergência do Hospital Estadual Getúlio Vargas de forma rápida e pontual, envolvendo todos os setores da unidade. Essa foi a nova ferramenta do Projeto Lean apresentada no HEGV nos dias 13 e 14 de março.

O PCP pressupõe um conjunto de ações realizadas por todos os setores para acelerar o fluxo intra-hospitalar. Cada setor desempenhará suas ações num tempo determinado e de tal modo que, o somatório das ações sinérgicas, conseguirá reduzir eventuais níveis de superlotação de forma eficaz e pontual.

“O PCP permite que a unidade conheça e saiba como agir quando a demanda ultrapassa a capacidade instalada. Isso possibilita que cada setor responda de maneira coordenada e segura, viabilizando que o usuário receba a assistência adequada no menor tempo possível e com qualidade e resolutividade no atendimento”, disse o médico Marcelo Pedreira.

Nos dois dias, os colaboradores se reuniram no auditório do HEGV com Pedreira e o especialista em processos, o engenheiro de produção Lucas Cézar Sotana, consultores do Hospital Sírio-Libanês e integrantes do Lean nas Emergências, quando participaram de aulas e dinâmicas.

O coordenador do departamento de Tecnologia da Informação e Comunicações, Raphael Aversa, e a coordenadora de enfermagem da emergência adulto, Daiane karla Couto da Silva Mesquita, deram início aos trabalhos com a apresentação do Nedocs, indicador que mede a taxa de ocupação de leitos, volume de pacientes e tempo de passagem pela urgência até a internação. Na sequência, Aversa discorreu sobre o plano de ação; as coordenadoras de enfermagem, Karen Gandra, da pediatria, e Marianna Damasceno, do bloco cirúrgico, falaram sobre a evolução do programa 5S na sala verde masculina, hipodermia, sutura e bucomaxilo; e Dra. Norma Nicolau, coordenadora do NIR, apresentou relatório de altas programadas no período de 6 a 13 de março. As atividades continuaram com a construção do VSM – Fluxo de alta de paciente e giro de leitos, Hudlle, visita ao eixo da emergência e reunião de alinhamento na Direção.

O Lean nas Emergências é um Projeto do Ministério da Saúde executado de forma colaborativa pelo Hospital Sírio Libanês, A Beneficência Portuguesa de São Paulo e Moinhos de Vento, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS), com o objetivo de aperfeiçoar a assistência dos serviços de urgência e emergência, reduzindo riscos à saúde de pacientes e profissionais e contribuindo para a redução de superlotações nos hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.

O próximo encontro presencial do Lean nas Emergências no HEGV está agendado para os dias 27 e 28 de março.

 

Fontes: Projeto Lean nas Emergências e Assessoria de Comunicação do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos: IPCEP.