Dia Mundial do Sono – porque dormir bem, faz bem!

Organizado pela World Sleep Society, o Dia Mundial do Sono tem como objetivos promover conhecimento sobre sono saudável e alertar a sociedade para os benefícios e malefícios da sua ausência.

Fundada pela Associação Mundial de Medicina do Sono (WASM) e pela Federação Mundial do Sono, a Sociedade Mundial do Sono celebra a data na sexta-feira anterior ao início da Primavera. Em 2023, no Brasil e em diversos países, o Dia Mundial do Sono é celebrado em 17 de março e tem como tema “O sono é essencial para a saúde”. Ele ressalta que, é dormindo que o corpo exerce as principais funções restauradoras, como reposição hormonal, reconstituição tecidual e síntese de proteínas.

Segundo a Organização, há mais de cem distúrbios do sono clinicamente identificados que ameaçam a saúde de cerca de 45% da população mundial, cujas consequências podem ser sentidas a curto, médio e longo prazos. A falta de descanso apropriado enfraquece a imunidade, provoca envelhecimento precoce, prejudica a conservação da memória, atrapalha o metabolismo, gera hipertensão, favorece quadros de depressão e mau-humor, entre outros problemas.

Matéria publicada no site EU Atleta descreve algumas dicas de especialistas para alcançar noites mais tranquilas: tente dormir e acordar no mesmo horário, busque estabelecer uma rotina regular; não fique exposto à luz no período da noite, ainda mais cercado de aparelhos móveis ao lado da cama; mantenha um ambiente favorável ao sono; crie o costume de relaxar à noite; não fique pensando em problemas; não coma muito antes de dormir, sobretudo alimentos ricos em carboidratos; evite café, bebidas alcoólicas e estimulantes próximos a hora do sono; não durma muito tarde; se sentir problemas, procure um médico especialista em sono; faça exercícios físicos regularmente.

O SUS oferece tratamento para distúrbios do sono. O atendimento inicial é feito nas Unidades Básicas de Saúde e, quando necessário, o paciente é encaminhado para um dos 80 estabelecimentos pelo país que possuem serviços especializados em neurologia.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha valorizam a ciência do sono e a aplicação do conhecimento em benefício da população e apoiam as ações de conscientização do Dia Mundial do Sono.

 

Fontes: Associação Mundial de Medicina do Sono (WASM), Associação Brasileira do Sono (ABS), EU Atleta e Calendarr. Arte: IPCEP.