Dia Mundial de Combate à Tuberculose alerta sobre a importância do diagnóstico precoce

Em 24 de março de 1882, o médico e cientista alemão, Robert Koch, um dos precursores da moderna bacteriologia, descobriu o agente causador da tuberculose, a bactéria Mycobacterium Tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. Em sua homenagem, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 24 de março como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

Embora conviva com os homens desde a antiguidade, esta infecção contagiosa, que afeta principalmente os pulmões e tem como principais sintomas, que variam de pessoa para pessoa, tosse com duração de três semanas ou mais, fadiga, dor no peito ou dor com respiração ou tosse, produção de catarro com sangue, perda de peso involuntária e sudorese, ainda é considerada um grande problema de saúde pública.

Em 2023, o tema mundialmente utilizado para a campanha será “Sim! Podemos acabar com a tuberculose”. O objetivo é trazer esperança e chamar atenção para o nosso poder coletivo em acabar com a doença até 2030. Ele se baseia no incrível trabalho realizado em 2022 por muitos países com alta carga da tuberculose para se recuperar do impacto da Covid-19, garantindo acesso ao tratamento e prevenção da doença.

Apesar da sua gravidade, a tuberculose é uma doença que pode ser curada em 75% dos casos.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha apoiam o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, o diagnóstico precoce e o tratamento completo, em caso de confirmação da enfermidade.

 

Fontes: Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Portal Fiocruz e Ministério da Saúde – Biblioteca Virtual em Saúde. Arte: IPCEP.