Huddle e PCP marcam mais uma fase do Projeto Lean no Hospital Estadual Getúlio Vagas

Baseadas no que foi ministrado até o momento no projeto Lean nas Emergências, as atividades dos dias 27 e 28 de março começaram com o Huddle, uma das ferramentas que consiste numa reunião curta de até 10 minutos, duas vezes ao dia, envolvendo as equipes assistenciais. “O Huddle traz um avanço significativo dos processos assistenciais e ajuda a equipe na solução de pendências diárias da unidade hospitalar”, enfatizou o engenheiro de produção Lucas Cézar Sotana, consultor do Sírio-Libanês.

Na sequência, na parte da manhã, o coordenador do TIC, Raphael Aversa, e a coordenadora de enfermagem da emergência adulto, Daiane karla Couto da Silva Mesquita, apresentaram o Nedocs e o plano de ação; Dra. Norma Nicolau, coordenadora do NIR, apresentou relatório sobre a utilização da sala de alta e de altas programadas até o dia 21 de março; Washington Alves Victor, Analista Administrativo do NQSP, Laudicéa Henriques da Silva, coordenadora de fisioterapia, e Gabriel Batalha, rotina da fisioterapia, falaram sobre a evolução do programa 5S na recepção/registro da emergência, sala de repouso da equipe multiprofissional e radiologia.

À tarde, os profissionais tornaram conhecido o PCP das áreas em que atuam no HEGV: Marianna Damasceno (coordenadora de enfermagem das clínicas cirúrgicas); Margareth Santos de Paula (coordenadora de enfermagem da clínica médica); Edilson Fernandes Barcelos Júnior (coordenador de enfermagem do CTI 1 e UPO); Valesca Barbosa (coordenadora de enfermagem dos CTIs 2 e 3); Daniele Madureira da Silva Lacerda (coordenadora de enfermagem do centro cirúrgico); Dr. Gustavo Constanza (coordenador médico dos CTIs 2 e 4); Dr. Clavio Luiz Ribeiro Filho (coordenador médico da emergência adulto); Priscilla Monteiro (coordenadora da farmácia); Valdenice Barbosa de Lima e Souza (coordenadora da hotelaria); Fátima da Conceição Cardoso (coordenadora do laboratório); e Juliana Nepomuceno (coordenadora do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente). No dia 28, o encontro foi finalizado com uma visita ao laboratório da unidade e exposição, no auditório, sobre a definição, missão, objetivos, funcionamento, pilares e a importância do NIR.

O Lean nas Emergências é um projeto do Ministério da Saúde executado de forma colaborativa pelo Hospital Sírio Libanês, A Beneficência Portuguesa de São Paulo e Moinhos de Vento, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS), com o objetivo de aperfeiçoar a assistência dos serviços de urgência e emergência, reduzindo riscos à saúde de pacientes e profissionais e contribuindo para a redução de superlotações nos hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.

Em abril, o Lean nas Emergências no HEGV está agendado para os dias 10 e 11; 24 e 25.

 

Fontes: Projeto Lean nas Emergências e Assessoria de Comunicação do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos: IPCEP.