UPA da Penha está de portas abertas para o atendimento pediátrico

As paredes coloridas em tons claros e enfeitadas com temas lúdicos avisam que ali a atenção é voltada para os pequenos. A partir do dia 29 de março, o atendimento pediátrico emergencial pelo SUS no Complexo Estadual de Saúde da Penha (CESP) passa a ser realizado na Unidade de Pronto Atendimento da Penha, ao lado do Hospital Estadual Getúlio Vargas. Inaugurada em dezembro de 2010, a UPA – a 17ª do estado – agrega valor ao parque Ari Barroso, na Penha, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

A primeira paciente atendida foi Ana Júlia de Souza Lima, de 04 anos. Com uma crise alérgica, a pequena, ainda sonolenta, recebeu os cuidados da Dra. Mirna Baronto. A mãe da Ana Júlia era só elogios. “Muito satisfeita com o novo espaço e com a agilidade no atendimento. Eu sempre procurei o atendimento pediátrico no Getúlio Vargas por ser referência no cuidado infantil. Não tenho dúvidas de que também será assim aqui na UPA”, comentou a trancista Caroline Cristina de Souza.

Coordenadora médica responsável pela pediatria, Dra. Janaína Fonseca é pediatra há mais de 30 anos, dez deles dedicados ao HEGV. “Procuramos dar o nosso melhor para essas crianças e mães, que muitas vezes chegam desesperadas, cansadas. O papel do pediatra também passa por acolher os familiares da criança. Nosso objetivo é sempre prestar um atendimento digno, humanizado, com carinho, respeito e paciência. Eu tenho muito amor por essas unidades”, declara.

O Dr. Paulo Ricardo Lopes da Costa explicou o motivo da transferência. “O atendimento pediátrico será normal na UPA da Penha para os casos de menor complexidade, com reforço da equipe médica e multiprofissional. Indicadores apontam que 85% dos atendimentos são de casos azuis e verdes, de baixa complexidade. A Unidade de Pronto Atendimento da Penha passou por obras de adequação e benfeitorias da infraestrutura. A mudança do local visa à melhoria do fluxo entre as unidades e para obras internas de expansão no Hospital Estadual Getúlio Vargas, que irão oferecer mais conforto à população quanto aos casos graves”, explicou o diretor geral do CESP.

A UPA da Penha fica localizada na Av. Brás de Pina, S/N – Penha, e funciona 24 horas por dia.

 

Fontes: Direção e Assessoria de Comunicação do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos: IPCEP.