Dia Mundial do Transtorno Bipolar – a importância de cuidar das emoções

O pintor pós-impressionista holandês Vincent Willem van Gogh nasceu em 30 de março de 1853. Criador de mais de duas mil obras de arte, Vincent teve uma vida marcada por episódios psicóticos, delírios, convulsões e depressão. Postumamente, em virtude dos acontecimentos afetivos ao longo dos seus 37 anos, foi diagnosticado como provável portador do transtorno bipolar ou transtorno de personalidade limítrofe (ou borderline). 30/03 é o Dia Mundial do Transtorno Bipolar (World Bipolar Day – WBD) em referência ao aniversário do artista.

O transtorno bipolar define-se por alterações marcantes do humor, da energia e dos níveis de atividade, o que afeta a habilidade do indivíduo em lidar com as tarefas do dia a dia. Dados de 2019 da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicavam que o problema atingia cerca de 140 milhões de pessoas no mundo. Embora afete tanta gente, ela é, assim como outros problemas psíquicos, pouco compreendida.

O principal objetivo da data é conscientizar a população mundial sobre o transtorno bipolar e contribuir para eliminar o estigma social.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha apoiam todas as ações que promovam a sensibilização e o combate ao demérito em relação às pessoas que sofrem com esta doença e que alertam para a necessidade de se cuidar do bem-estar mental.

 

Fontes: Relatório Mundial da Saúde (WHO), Organização Mundial da Saúde (OMS), Portal Fiocruz e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Arte: IPCEP.