Dia da Saúde e Nutrição serve de alerta para mudança de hábitos alimentares

Um dos maiores prazeres do ser humano é comer! O sábio médico da Grécia antiga, Hipócrates, já dizia: “Que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”. Mas com a correria do dia a dia, a alimentação saudável fica em segundo plano.

O “Dia Nacional da Saúde e da Nutrição” faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde e é celebrado anualmente no dia 31 de março. A data tem como objetivo incentivar os brasileiros a adotarem uma nova postura de hábitos alimentares e a padronização dos níveis de atividades físicas. A baixa ingestão de frutas, legumes e verduras e o consumo frequente de alimentos industrializados com alta densidade calórica funcionam como uma bomba relógio no organismo humano e podem desencadear obesidade, hipertensão arterial, alteração nos níveis de glicose sanguínea e colesterol, entre outros.

As escolhas que fazemos em relação a nossa alimentação estão diretamente relacionadas à qualidade de vida. Ingerir alimentos adequados e saudáveis durante todas as fases da vida é fundamental para manter uma boa saúde e evitar doenças oportunistas. Por isso, neste 31 de março, o IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha convidam à reflexão sobre as escolhas alimentares e à adoção de hábitos mais saudáveis.

 

Fontes: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) e Ministério da Saúde – Biblioteca Virtual em Saúde. Arte: IPCEP.