As cores de abril na prevenção de doenças

No calendário de lutas, estratégia de comunicação e conscientização da prevenção e do combate a doenças, chegamos ao quarto mês do ano, que elegeu três cores para servir de alerta à população sobre questões de saúde: marrom, azul e verde.

Cor de íris mais comum nos olhos dos brasileiros, o marrom dá destaque à importância da prevenção e combate das diversas causas de cegueira e redução da incidência dos principais problemas de visão. O Abril Marrom surgiu em 2016 e também chama a atenção para a reabilitação e inclusão das pessoas com deficiência visual. Visitas regulares ao oftalmologista são a melhor forma de prevenir doenças que causam a cegueira.

Representado pelo azul, porque a maioria dos diagnósticos de autismo é de pessoas do sexo masculino e porque a cor traz calma e tranquilidade para os autistas, o Abril Azul surgiu em 2007, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o dia 2 de abril como O Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A campanha traz uma reflexão para a importância do diagnóstico e acompanhamento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A saúde e segurança no ambiente de trabalho tem a cor verde como símbolo. Iniciada em 2014, a campanha tem o mês de abril escolhido por dois dias específicos: 07 é o Dia Mundial da Saúde e, 28, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. O objetivo é sensibilizar a todos para a reflexão e elaboração de métodos de prevenção contra as doenças e os acidentes originários da execução das funções no trabalho.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha apoiam as campanhas de abril na prevenção de doenças.

 

Fontes: Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Revista Autismo, Revista CIPA, Movimento Abril Verde e Ministério da Saúde – Biblioteca Virtual em Saúde. Arte: IPCEP.