“Mãos que cuidam” é o tema da Semana da Enfermagem no HEGV e UPA Penha

A arte de cuidar é um dom que deveria fazer parte da vida e da edificação pessoal de todos nós. Porém algumas pessoas se destacam vigorosamente com esse dom. São eles, os profissionais de enfermagem.

Essa arte de cuidar da enfermagem é pintada com traços de amor e ternura. O zelo, a paciência, a garra e a sabedoria fazem toda a diferença na evolução clínica do paciente. Principais protagonistas na assistência ao enfermo, são eles que cuidam e o acompanham durante todo o atendimento e internação nas unidades hospitalares.

Em homenagem aos profissionais da categoria que atuam no Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV) e UPA Penha 24h, foi realizada, no dia 26 de maio, a 83ª Semana de Enfermagem do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Na programação, palestras, homenagens, músicas, dança e atividades de beleza e bem-estar.

A mesa de abertura do cerimonial, comandado pela enfermeira Juliana Nepomuceno, coordenadora do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), contou com a participação da enfermeira Silvana Valéria Pereira, representando a Superintendente de Unidades Próprias e Pré-Hospitalares da SES-RJ, Dra. Penélope Saldanha; do diretor geral, Dr. Paulo Ricardo Lopes da Costa; da diretora técnica, Dra. Flavia Nobre; do diretor administrativo, José Paulo Teixeira Azevedo; e da gerente de enfermagem, Lilian Simone. Ao discursarem, as autoridades destacaram a importância da enfermagem na assistência à saúde.

A programação também contou com a leitura do Juramento do Enfermeiro, participação do Coral do HEGV/UPA Penha e homenagem ao corpo clínico, sendo contempladas com uma placa, cada, a enfermeira Glaucia da Conceição Motta e as técnicas de enfermagem Ana Claudia Ribeiro Ferreira e Isalea Monteiro Pereira da Silveira Santos.

Ao longo do dia, os participantes foram contemplados com dois coffee breaks, sorteio de brindes, palestras, ministradas pelas enfermeiras Charlene Braga de Souza Fausto e Juliana Nepomuceno, sorteio de brindes, apresentação musical da cantora Jessica Martin e atividades de maquiagem, massoterapia, auriculoterapia, plataforma 360 e caricaturista.

Fizeram parte da Comissão Organizadora da 83ª Semana de Enfermagem do HEGV: a gerente de enfermagem Lilian Simone, que foi laureada com uma placa de agradecimento; os coordenadores de enfermagem Daiane Couto, Diogo Martins, Edilson Junior, Juliana Nepomuceno, Karen Gandra, Margareth de Paula, Marianna Damasceno e Valesca Silva; enfermeira Ercilia Cintra; e, como apoiadoras, as enfermeiras Gisele Gomes, Karoline Brandão, Marcela Rodrigues, Maria Andressa e Michele Siqueira.

A Semana da Enfermagem foi instituída em 12 de maio de 1960 e é marcada por duas datas comemorativas, em homenagem a duas pioneiras da profissão. O Dia Internacional do Enfermeiro é celebrado em 12 de maio, em referência ao nascimento da enfermeira Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem. E o Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem é lembrado no dia 20 de maio, data que marcou a morte da enfermeira Ana Néri, pioneira na enfermagem brasileira.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha reconhecem o protagonismo dos profissionais de enfermagem do Hospital Estadual Getúlio Vargas e da UPA Penha 24h, colaboradores comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano. Parabéns!

 

Fontes: Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde, Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Comissão Organizadora da 83ª Semana de Enfermagem do HEGV e Gerência de Enfermagem do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos e arte: IPCEP.