Núcleo de Acolhimento à Família e Ouvidoria são temas de palestra no HEGV

Olhar com carinho e atenção para cada paciente e profissional deve ser uma das metas de cada unidade de saúde.

Comandado pela Assessoria Técnica de Humanização da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (ATH/SES-RJ), o Complexo Estadual de Saúde da Penha realiza, mensalmente, a reunião do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Estadual Getúlio Vargas e da UPA Penha 24h, que tem como objetivo o protagonismo dos colaboradores para a melhoria dos processos e a construção do planejamento das ações a serem realizadas nas unidades.

No dia 30 de maio, as apoiadoras institucionais da ATH/SES-RJ, Gisele Vasques Macedo e Maria Cristina Pedrozo, e os coordenadores Thiago Oliveira e Mayara Pessanha, reuniram profissionais da emergência, administrativos e maqueiros do HEGV e da Unidade de Pronto Atendimento da Penha para uma apresentação sobre o trabalho do Núcleo de Acolhimento à Família (NAF) e a Ouvidoria, demanda que surgiu em uma das reuniões do GTH.

Os Grupos de Trabalho de Humanização se expandem nos serviços de saúde, à medida em que a Política de Humanização se torna transversal. Eles são espaços democráticos onde todos os participantes têm o mesmo direito de fazer reflexões coletivas sobre o processo de trabalho, propiciando a tomada de decisões.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha apoiam todas as ações de incentivo constante para uma assistência humanizada no HEGV e na Unidade de Pronto Atendimento da Penha que promovam o atendimento à saúde com respeito à dignidade humana. Tratamento humanizado, benefícios para todos.

 

Fontes: Ministério da Saúde – Secretaria de Atenção à Saúde – Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização, Assessoria Técnica de Humanização da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (ATH/SES-RJ) e Revista de Saúde Coletiva – Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro/UERJ. Fotos: IPCEP.